Dicas para adolescentes começarem o Ensino Médio

Escrito por angus koolbreeze | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para adolescentes começarem o Ensino Médio
Começar o ensino médio pode ser um desafio, mas você pode fazer isso (high school senior image by Kathy Burns from Fotolia.com)

Começar o ensino médio pode ser um desafio para qualquer adolescente. De acordo com o site da Fundação Médica de Palo Alto, uma das áreas de preocupação mais difíceis é se adaptar a professores que esperam mais de você do que seus professores do ensino fundamental esperavam. Também existe a perspectiva de pressão dos colegas, a pressão para fazer coisas erradas, para manter ou impressionar os amigos. Se você se preparar, pode fazer uma transição mais leve para essa nova fase de sua vida.

Outras pessoas estão lendo

Fale com o adulto de confiança

Se você está nervoso sobre o sucesso no ensino médio, tanto social como academicamente, saiba que isso é normal. Como o site highschoolmediator aponta, quando esses sentimentos aparecem, é melhor conversar com um de seus pais, professores ou diretor. Eles são adultos que tiveram os mesmos sentimentos desconfortáveis que você está tendo agora. Saber que eles passaram por isso e estão nas posições que estão hoje pode até mesmo ajudar você a ter perseverança quando sua jornada no ensino médio se tornar mais difícil.

Participe das orientações

Quando estiver começando o ensino médio, é melhor descobrir quando será sua orientação; a maioria são em algum momento de Agosto. Segundo o site highschoolmediator, a orientação é quando você - o estudante - vai ter a oportunidade de conhecer o prédio, pegar seu horário de aulas e possivelmente até ver as salas de aulas onde estudará. Nesse momento, você também pode perguntar à administração sobre os procedimentos no refeitório, como, onde e como pagar.

Fale com um professor

Quando o ano letivo tiver começado, agende uma reunião com sua professora para conhecê-la. Geralmente, a partir do primeiro dia de aulas, ela te dará um programa de estudos ou uma folha de atribuições. A hora de conversar com ela não é uma semana antes de entregar o primeiro trabalho, mas no primeiro dia de aula ou mesmo antes disso, se for possível. Ela te dirá o que ela quer nos trabalhos ou em uma pergunta discursiva na prova. Descubra as expectativas dela para os trabalhos escritos o mais rápido possível.

Receba ajuda

Não é vergonha nenhuma admitir que você não sabe alguma coisa. Quando você tiver algum problema -- seja com matemática, inglês, história ou ciências -- procure por ajuda. Ela pode vir de outro estudante, seu instrutor ou, se você não se sente confortável falando com ele, outro professor dentro do departamento.

Participe de um clube da escola

Como o site de Palo Alto sugere, se você estiver se sentindo sozinho, a melhor coisa a fazer é procurar um clube com outros estudantes que compartilham seus interesses para fazer parte. Pode ser sobre xadrez, música ou um clube de estudos da Bíblia. As chances de você conhecer pessoas novas e positivas com interesses em comum são grandes. Ter amigos positivos à sua volta será de grande ajuda em mantê-lo longe de problemas também.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível