Mais
×

Dicas de como afiar facas

Atualizado em 12 dexembro, 2017

As facas servem para diferentes fins, inclusive na culinária, caça, escultura e criação de arte. Com o tempo, todas as facas ficam cegas, mas há algumas dicas fáceis que ajudam a manter a lâmina sempre bem afiada. O ângulo e a espessura da lâmina dependem da utilidade da faca.

O ângulo utilizado na pedra de afiar determina a espessura da lâmina (knife image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Imperfeições

Incisões e outras imperfeições na lâmina podem ser apagadas. Quando for afiar a lâmina, esfregue a pedra sobre ela até as imperfeições sumirem. Depois, continue a afiar a faca como de costume. Não utilize muita pressão quando estiver esfregando as incisões, apenas faça movimentos para frente e para trás sobre elas, até desaparecerem.

Óleo e água

Você pode utilizar um óleo para afiar as facas. Se for utilizar pedras naturais, utilize óleos à base de petróleo. Se for utilizar pedras diamantadas, utilize óleos à base de água. Contudo, se não tiver nenhum desses óleos, você pode utilizar saliva.

Movimentação da pedra

Você pode utilizar a pedra em moção de trás para frente ou circular. Das duas maneiras, o importante é manter uma pressão igual sobre a lâmina o tempo todo. Isso garante que nenhuma parte fique mais fina ou grossa do que as outras. Manter a consistência durante a movimentação ajuda a garantir a uniformidade da lâmina. Utilize a pedra de 15 a 25 vezes de cada lado, mas certifique-se de utilizá-la na mesma quantidade dos dois lados.

Espessura da lâmina

As lâminas mais grossas possuem ângulos mais abertos e são mais curtas, apesar de serem mais resistentes do que as lâminas mais finas. Essas últimas são mais longas, quebram-se facilmente e são indicadas para trabalhos delicados. Você não deve utilizar uma lâmina fina se for cortar através de materiais duros. Segure a faca em ângulo mais aberto para criar uma lâmina mais grossa.

Bainhas

Após afiar a faca, coloque-a em uma bainha. Isso protegerá a lâmina da fricção contra outros objetos e evitará que ela fique cega mais rápido.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article