Dicas para agentes de televendas

Escrito por fiona miller | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para agentes de televendas
Televendas

Ser um agente de telemarketing pode ser um trabalho atraente para várias pessoas, porque dá resultados financeiros rápidos. Contudo, essa área de trabalho tem grande rotatividade. Quem está no ramo frequentemente se torna sensível às conversas repetidas com clientes irritados com os agentes de televendas, que parecem oferecer produtos desnecessários. Embora possa ser difícil dominar a técnica, é possível ser um agente de televendas bem-sucedido com comprometimento e esforço.

Outras pessoas estão lendo

Voz

Uma boa voz para vendas é essencial em "cold calls" (chamadas inesperadas). Não dê a entender que não sabe do que está falando, mas pareça amigável e próximo. Grave uma chamada de treinamento e toque-a para ouvir como você soa. Essa é a melhor forma de medir sua voz, já que a maioria das pessoas não é capaz de ouvir adequadamente o som da própria voz. Grave algumas repetições para se certificar de que você parece animado. Faça experimentos com sorrisos durante a fala e veja como isso aumenta o tom da sua voz e faz com que você pareça mais amigável.

Fala com clareza

Não apresse sua venda. As pessoas não estarão inclinadas a comprar um produto ou fazer doações para sua organização se não ouvirem o que você diz na primeira vez. Certifique-se de que sua velocidade é baixa, mas não tão devagar que soe condescendente.

Vá direto ao ponto

Suas ligações devem ser curtas, com duração inferior a 4 minutos. Vá direto ao ponto nos primeiros 45 segundos. A maioria das pessoa não está disposta a perder mais que cinco minutos com um agente de televendas.

Prepare-se para a rejeição

As pessoas vão desligar ou às vezes gritar com você — são os riscos do negócio. Algumas pessoas consideram que vendas por telefone invadem a privacidade, outras não têm interesse em sua organização ou produto. Esteja preparado para observações grosseiras e para ter o telefone batido na sua cara. Esse tipo de atitude é problema das pessoas, não seu. Esqueça essas situações e use sua energia para a próxima venda.

Escreva um roteiro

Faça um roteiro para suas ligações. Você não precisa lê-lo palavra por palavra, mas saber o que você deve dizer evita hesitações e silêncios prolongados. Um roteiro pode te ajudar a relaxar. Estruture as ligações de forma parecida para encontrar um ritmo.

Deixe as pessoas falarem

Se a pessoa do outro lado tem algo a dizer, escute. Em vários intervalos, mostre que você está escutando ao dizer coisas como "sim", "uhum" e "entendi". Sempre use o nome da pessoa ao fazer uma ligação para dar um toque pessoal, especialmente se for um doador regular ou assinante de sua organização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível