Dicas para alinhamento dos pneus do seu carro

Escrito por charles pearson | Traduzido por ronaldo moretti
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 Dicas para alinhamento dos pneus do seu carro
Acidentes graves de carro podem deixar a roda fora de alinhamento (Design Pics/Valueline/Getty Images)

O alinhamento dos pneus de um carro afeta a quantidade de desgaste que os podem suportar. O alinhamento da maioria dos veículos é projetado para minimizar esse desgaste e também maximizar o conforto que um motorista comum experimenta na estrada. Se você preferir aumentar o desempenho do seu veículo, pode ajustar o alinhamento dos pneus. Carros diferentes possuem necessidades diferentes. Portanto, não há nenhuma exigência universal para alinhamento de carro.

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Curvatura

O fator mais importante ao alinhar um carro está na determinação da curvatura do carro. A curvatura é o ângulo no qual os pneus inclinam-se para longe do centro do carro, de acordo com We Drive Fast, um clube dedicado a eventos de autocross na área de Tampa Bay. A parte superior do pneu geralmente deve inclinar-se para o centro do carro. Isso fará com que a área de contato do pneu fique plana sobre a calçada, quando o carro virar para um lado. Se a curvatura for muito positiva, pode causar desgaste nos pneus do lado de fora. Uma curvatura negativa desgasta os pneus no lado interno, conforme Michelin Man.

Convergência

A convergência é o ângulo onde a frente do pneu está apontada para dentro. Os pneus devem possuir um pouco de convergência para dentro, de acordo com We Drive Fast. No entanto, se a convergência está muito para dentro, a banda de rodagem do pneu pode ficar desgastada ao longo do tempo, de acordo com Michelin Man. Se os pneus estão muito convergentes para fora, o carro vai balançar quando fizer curva e ter desgaste em seu interior.

Caster

O caster é o ângulo que o centro do eixo de direção está apontando para frente, de acordo com We Drive Fast. Se o caster for apontado para a parte traseira, o veículo será mais fácil de dirigir, mas vai ser menos propenso a seguir em linha reta. Se o caster for apontado mais para a frente, o carro será mais difícil de dirigir, mas terá mais facilidade de ir para frente. O caster não tem qualquer efeito no desgaste do pneu.

Detecção de desalinhamento

Carros podem perder seu alinhamento de fábrica. Rodas são desalinhadas quando o carro atingir algo, passar por muitos buracos ou sobre trilhos de trem, de acordo com Michelin Man. O alinhamento de pneus sempre deve ser verificado após um acidente, depois que um padrão de desgaste desenvolve-se sobre os pneus e quando o manuseio do veículo muda. Caso contrário, o mau alinhamento faz com que o motorista perca o controle ou desgaste os pneus.

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