Dicas para apagar um incêndio sem um extintor

Os extintores de fogo nem sempre estão disponíveis

fire extinguisher image by Chris Roselli from Fotolia.com

Se você está consciente sobre a segurança em sua casa, provavelmente tem pelo menos um extintor em algum lugar para lidar com um possível incêndio. Embora os extintores sejam uma boa medida de segurança, às vezes eles podem falhar ou estar fora do alcance. Aprenda como os incêndios começam e quais as condições que incitam o fogo e você poderá apagá-lo sem precisar de um extintor químico. Para queimar, o fogo precisa de uma substância combustível, uma fonte de calor e um suprimento constante de oxigênio.

Agentes extintores

Você pode usar areia ou terra para apagar pequenos incêndios. Nunca use água em um incêndio de óleo, pois ela evaporará e carregará as partículas de gordura queimadas. Também nunca use água sobre um incêndio elétrico, pois a água conduzirá a eletricidade e isso resultará em um choque potencialmente mortal. Antes de tentar apagar um incêndio causado por problemas elétricos, seque as mãos e desligue o disjuntor, se ele não estiver muito perto do fogo.

O bicarbonato de sódio é um agente extintor eficaz para incêndios em gordura. Quando evaporado, ele cria um vapor de dióxido de carbono que desloca o oxigênio disponível.

Abafando o fogo

Pode não ser possível interromper a fonte de combustível do fogo, como uma tomada sobrecarregada ou uma panela de gordura. Nesse caso, tente abafar o fogo, cortando seu suprimento de oxigênio. Nos primeiros estágios do incêndio, use um grande cobertor, uma colcha ou um tapete. Trabalhe rapidamente para evitar que o fogo se espalhe. Caso tenha um cobertor não-inflamável, use-o.

Para pequenos incêndios causados por gordura, use uma tampa de panela de metal para cobrir a gordura restante que ainda não pegou fogo. Nunca use vidro, pois ele pode explodir em pequenos pedaços se ficar muito quente. Também nunca tente mover um objeto queimado antes de apagá-lo, para não correr o risco de espalhar o fogo.

Prevenindo incêndios

Para evitar ou diminuir a probabilidade de incêndios em casa, não sobrecarregue tomadas elétricas. Os incêndios elétricos geralmente começam devido a uma sobrecarga no circuito, então evite usar muitas tomadas para um circuito. Além disso, substitua os aparelhos com fios desfiados, porque tocar duas partes de metal expostas pode causar um curto-circuito.

Evite incêndios de gordura limpando a gordura que espirrar nas bocas do fogão antes de reutilizá-lo. Evite colocar luvas ou panos perto das chamas ou da fonte de calor.

eHow Brasil
×