Dicas e atividades para rezar com as crianças

Escrito por kristen hamlin | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas e atividades para rezar com as crianças
Mesmo crianças pequenas podem fazer orações simples de agradecimento (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A oração é uma parte importante de qualquer fé religiosa e o principal meio de comunicação com Deus para todas as idades. Até crianças pequenas podem aprender a rezar e tendem a serem muito abertas e a sentirem-se confortáveis com a noção de ter uma conversa com alguém que não podem ver. Ensiná-las a rezar desde cedo ajuda-as a engajarem-se em sua fé e constrói a fundação para um relacionamento com Deus por toda a vida.

Outras pessoas estão lendo

Dando o exemplo

Dar o exemplo de como rezar é uma das melhores maneiras de ensinar as crianças. Sente com seu filho em um local calmo e rezem juntos. Mantenha as orações simples para crianças pequenas, como agradecer a Deus pelas bênçãos ou pedindo a sua proteção e amor. Se você estiver rezando com uma criança em idade escolar ou pré-escolar, ou já na escola, estimule-a a dizer pelo que quer agradecer a Deus, como, por exemplo, sua família, amigos, brinquedos, entre outros. Você pode surpreender-se com ela, mas não desencoraje sua criatividade. Rezar é uma atividade pessoal e é importante encorajar a gratidão, não importa a forma em que se apresente.

Espontaneidade

Para ajudar as crianças a entenderem a ideia de que Deus escuta sempre e que a oração não precisa ser feita sempre em determinadas situações, como na igreja, incorpore-a em seu cotidiano. Fazer uma pequena oração antes das refeições e antes de dormir toda noite é importante, assim como a oração espontânea. Quando sua criança estiver preocupada com algo, como com uma grande prova ou jogo, ou por causa de uma discussão com um amigo, pare o que estiver fazendo e reze sobre isso. Estimule-a a levar todas as suas preocupações a Deus, lembrando-a de que nada é muito pequeno ou pouco importante para ele. Deixe suas atividades diárias guiarem você em suas orações. Caso esteja planejando férias, por exemplo, reze com seus filhos antes de partir e peça por proteção durante as viagens.

Brincadeiras

Algumas crianças acham que rezar é chato. Elas têm muita energia e a oração requer que fiquem quietas e passem algum tempo refletindo. Entretanto, você pode tornar a oração mais interessante incorporando música ou brincadeiras. Por exemplo, jogue "orações musicais" com sua família ou grupo de crianças. Peça para cada pessoa no grupo escrever uma preocupação em um pedaço de papel, seja algo pessoal, como um amigo doente, ou um grande problema, como a fome no mundo. Use fita adesiva para fixar cada preocupação em uma cadeira e coloque uma música para tocar enquanto o grupo caminha ao redor das cadeiras. Interrompa o som e peça a cada criança para rezar pela preocupação que está na cadeira em frente a ela. Continue até que cada pessoa tenha orado por vários problemas. Outra opção para estimular a oração humanitária é usar um globo ou mapa. Escolha uma localização ao acaso, seja girando o globo ou fechando os olhos e apontando, e peça às crianças para rezarem pelas pessoas naquela localização. Crianças mais velhas podem pesquisar problemas relacionados àquele país, estado ou cidade específico, e rezar especificamente para os problemas em questão.

Conversas

Uma oração em forma de conversa é uma excelente maneira de envolver toda a família ou sala de aula em uma oração em voz alta. Ao invés de rezar uma longa prece ou ler uma lista de bênçãos e pedidos, a oração em forma de conversa dá a cada um a chance de participar e contribuir com ela. Deixe uma pessoa começar e apresentar um tópico, por exemplo, "Vamos orar pelas pessoas afetadas pelas chuvas". Circule o grupo e peça para cada pessoa contribuir com seus próprios pensamentos, como "Obrigado por manter as pessoas a salvo", ou "Dê-nos ideias sobre como podemos ajudar". Esse estilo de oração é muito natural, e as crianças podem inspirar umas às outras a fazerem novas orações ou até mesmo a realizarem alguma ação para ajudar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível