Dicas de atividades usadas em salas de aula multiculturais que ajudam todos os grupos

Escrito por annabelle brown | Traduzido por jenifer trevisan
Dicas de atividades usadas em salas de aula multiculturais que ajudam todos os grupos
Inclua brinquedos e artefatos de diferentes culturas na sala de aula (dolls image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com)

A maioria das salas de aula inclui alunos de etnias variadas. Como um professor, é importante fazer cada aluno que entra na sala se sentir bem vindo. Alguns alunos de culturas diferentes podem se sentir excluídos ou desconfortáveis. Entretanto, há várias formas de fazer com que todos sintam-se em casa na sala de aula oferecendo experiências de aprendizado úteis para todos os alunos.

Reconheça a diversidade na sala de aula

Reconheça e celebre as culturas diferentes na sala de aula ao pedir aos alunos para dividir suas experiências na sala. Peça a eles para trazer livros, brinquedos e jogos que podem mostrar suas culturas para dividir com a sala. Convide os alunos e seus familiares para compartilhar a comida, música e histórias de suas culturas. Aprenda sobre os feriados culturais que seus alunos celebram e faça isso na sala sempre que possível.

Crie um ambiente de aprendizado diversificado

Crie uma sala de aula acolhedora que reflita todas as culturas. Escolha pôsteres, fotos e trabalhos de arte que mostrem uma variedade de culturas e etnias. A biblioteca da sala também deve mostrar a diversidade com livros, revistas e histórias em quadrinhos que representem a etnia e cultura dos alunos. Peça aos pais sugestões de brinquedos, jogos, quebra-cabeças e livros para incluir na sala.

Crie um programa de estudos diversificado

O programa de estudos também deve ser diversificado. Escolha textos que representem indivíduos de várias etnias. Compartilhe histórias e músicas de culturas diferentes. Use a diversidade na sala de aula como um ponto de partida para ensinar sobre as culturas.

Aprenda com os outros

Ajude seus alunos a se conectar com as pessoas ao redor do mundo. Comece com um programa de escrita com escolas em outros países. Use a tecnologia para realizar conversas online e promover a comunicação com os outros. Peça aos membros da comunidade para visitar a sala de aula e compartilhar suas experiências com os alunos. Inicie discussões positivas com a classe sobre as similaridades e diferenças que eles percebem entre eles mesmos e as pessoas que conheceram, e sobre como isso torna cada um especial. Encoraje-os a fazer perguntas.

Divida suas experiências

Converse com os administradores da escola sobre formas de celebrar a diversidade e o multiculturalismo na escola. Inclua toda a escola nas celebrações da sua sala de aula. Reconheça feriados especiais com festivais, assembleias e apresentações. Converse com a equipe da cantina sobre adicionar comidas diversificadas ao cardápio da escola. Peça um retorno aos pais e alunos, e pesquise novas formas de fazê-los sentirem-se bem na escola.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível