Dicas avançadas de pingue-pongue para cortes e jogadas com efeito

Escrito por jim anderson | Traduzido por daniel coutinho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas avançadas de pingue-pongue para cortes e jogadas com efeito
Use estas técnicas para vencer seus adversários (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Você gosta de jogar pingue-pongue (tênis de mesa) e quer ganhar mais partidas? Quer mais desafios do que vencer seus familiares e amigos em jogos no seu porão? Ou está tendo problemas com jogadores mais experientes que sabem como derrotá-lo com facilidade? Use essas dicas práticas, e você logo passará ao próximo nível.

Outras pessoas estão lendo

Girar e bater

Quanto mais a bola girar, mais difícil será para bater e mantê-la sobre a mesa. A rotação também permite que a bola faça uma curva no ar e salte na direção do oponente quando bater na mesa. Isso pode confundir facilmente seu oponente e deixá-lo em desvantagem durante o jogo.

Rebatidas rápidas ajudam a ganhar pontos decisivos. Se executadas corretamente, são extremamente difíceis de devolver. Tente acertar um corte transversal de pico a fim de diminuir a sua margem de erro.

Tipos de rotação

A rotação é alcançada quando a bola desliza ou roça ao invés de fazer contato direto na raquete. A posição da sua raquete determina que tipo de rotação quer na bola.

"Topspin": o jogador gera uma força descendente sobre a bola, forçando-a a girar para a frente, de modo que a parte superior se mova na mesma direção que a bola está viajando. Esta força faz com que a bola mergulhe mais rápido na mesa. O "topspin" permite que os jogadores avancem para bater a bola perto da rede, forçando a bola a cair na tabela do seu oponente. Essa é a melhor opção para disparos duros e agressivos.

"Backspin": aqui, o jogador gera uma força ascendente sobre a bola, fazendo com que a parte inferior dela gire na mesma direção em que é lançada. Ao contrário do "topspin", esta força ascendente faz com que a bola caia mais lentamente.

Um golpe "backspin" executado a vários metros de distância da mesa cria um efeito de "stop and drop" (vai e vem) que é frequentemente utilizado pelos defensores quando se joga contra ataques "topspin". O efeito desejado é que a bola desacelere quando chegar na área do adversário, caindo lentamente na tabela. O "backspin" é melhor utilizado quando a bola está em cima da mesa e você não tem espaço para oscilar para cima e criar um "topspin".

"Sidespin": A bola viaja em curva para a esquerda ou para a direita no ar, e cai na mesma velocidade que uma batida sem rotação. O "sidespin" pode ser combinado com o "topspin" ou com o "backspin". Uma bola com "topspin" e "sidespin" entra rápida com curvatura para a esquerda ou para a direita, enquanto que uma bola com "backspin" e "sidespin" tende a cair e curvar-se lentamente ao mesmo tempo. Com um "sidespin" será muito difícil que seu oponente adivinhe quando a bola vem com efeito "topspin" ou "backspin". Essa indecisão pode forçá-lo a cometer erros.

Bate e quebra

Também conhecida como mortal, um "slam", ou quebra, é atingido com pouco ou nenhum "topspin" na bola. O objetivo é acertar um disparo sem retorno e ganhar pontos.

Você poderá usar uma abordagem de "alto / baixo". Comece com uma bola baixa e termine com uma alta, vindo em direção à rede mais do que qualquer outra rebatida no tênis de mesa.

Você deverá lançar a bola gerando mais velocidade que o "topspin". Muitas vezes, isso é alcançado depois de um cruzamento na defensiva do seu oponente, então deverá ter tempo para criar e executar corretamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível