×
Loading ...

Dicas em como fazer uma boa performance musical

Ao pisar no palco, você tem apenas alguns minutos para deixar sua marca, por isso você precisa apresentar muito mais do que uma mera versão precisa de uma musica. É preciso interpretar a musica, e acrescentar ao mesmo tempo sua própria personalidade e características nela, Note que um recital e uma apresentação são diferentes no sentido de que o recital é memorável pela precisão e interpretação, já a apresentação é memorável pela por causa da paixão e a encenação. Embora não haja atalhos para se tornar um ótimo artista, há inúmeras dicas e truques que lhe dão o melhor caminho pro sucesso.

A performance de Liam Gallagher é simples, porém convincente — ele dificilmente se afasta do microfone (Steve Mack/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Ensaie com o espelho

Cante uma música em frente ao espelho e preste atenção nos seus pontos fracos. Observe seus gestos, seus movimentos e sua postura para descobrir maneiras de melhorar sua performance. Faça uma lista detalhando o que pareceu bom e o que não. Não forje seus movimentos de mão, mas vá para o palco sabendo que quando você arremessa seu tamborim para o alto, fica legal. É essencial que você incorpore qualquer um desses gestos na sua performance, que você saiba exatamente quando fazê-los. E quando você estiver tocando com uma banda, informe-a sobre seus planos.

Loading...
Boa performance (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sinais de mão

Há pessoas entre as quais você deve ter uma linguagem sutil e secreta para sua performance acontecer sem problemas. Antes do show, passe para o engenheiro de som seus sinais. Por exemplo, se você quer mais bateria no seu retorno, você dará um tapinha no seu ombro direito. Faça uma lista, se necessário. Dessa maneira, se você não puder se ouvir ou ouvir sua banda, você pode solucionar o problema sem interromper a performance. Do mesmo jeito, combine com sua banda uma series de sinais de mão para varias eventualidades. Por exemplo, erga sua mão acima da cabeça para mostrar pro baterista que você está pronto para começar a musica. Dessa maneira ele saberá que não deve começar se você está prestes a dizer algo para o publico. Mas você não precisa virar pra trás e dizer "Pronto?" quando você quiser começar, pois isso tira sua mística.

Comunicação de palco (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Contato visual

O contato visual é essencial para "vender" uma performance. Isso não significa olhar melancolicamente nos olhos de todo mundo na frente do palco, nem significa encarar uma pessoa por 10 segundos. Você pode fazer isso talvez só um ou dois segundos, mas você deve olhar para a plateia nos momentos importantes durante a musica para se comprometer com eles. Tipicamente, contato visual é melhor usado no refrão.

Olho por olho (Image Source/Photodisc/Getty Images)

Boa acústica de palco

Tire um tempo antes da performance para ajustar os volumes de som no palco. Não importa o quanto bom você seja cantando ou tocando guitarra, se você não pode se ouvir, sua performance sofrerá. Durante a passagem de som, de ao engenheiro instruções claras e claras e validas. Não diga, "meu retorno está ruim". Diga, "Por favor aumente o baixo e deixe-o mais estridente possível, e abaixe as guitarras na metade do volumes que elas estão agora". Sempre ajuda ser educado com o engenheiro de som. Afinal de contas, ele tem o poder de arruinar o show se você o ofender.

Antes do show (Image Source/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...