×
Loading ...

Dicas para calafetar

Atualizado em 17 abril, 2017

Calafetar em torno de janelas, portas e rodapés, impede infiltrações e geralmente cria uma aparência mais sólida e acabada. Se você não aplicar a calafetação de forma uniforme não há problemas, no entanto, o seu projeto terá resultados inferiores aos desejados. Neste texto você encontrará algumas dicas e ideias básicas sobre como selecionar e aplicar a calafetagem que o ajudarão a conseguir um trabalho com qualidade profissional.

O látex é o melhor material para calafetagem de reparos domésticos (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Látex e silicone de calafetar

Use a calafetação certa para o trabalho. O látex é o melhor material para calafetagem de reparos domésticos. Ele é fácil de aplicar e pintar sobre a aplicação. Também tem o fato de ser à base de água, o que facilita a limpeza. Você pode comprar látex de calafetar para os trabalhos de calafetagem interiores e exteriores. Uma opção impermeável é o silicone, que serve como selante e é geralmente usado em banheiros e cozinhas para vedar lavatórios, pias banheiras e chuveiros. O silicone é mais difícil de trabalhar do que o látex. Use luvas de látex quando trabalhar com silicone, pois o resíduo é pegajoso e difícil de retirar de suas mãos.

Loading...

Ferramentas adequadas

Um trabalho de calafetagem eficiente se tornará muito mais fácil quando realizado com as ferramentas adequadas. Evite pistolas de calafetar baratas, que são pouco confiáveis ​​e difíceis de controlar. O produto tende a continuar saindo, mesmo depois de você soltar o gatilho nessas pistolas. Uma pistola de calafetar de alta qualidade torna o trabalho muito mais fácil e mais rápido. Além do aplicador, você precisará de uma lâmina de barbear ou faca, uma esponja e um balde de água morna, fita crepe, panos limpos e uma espátula.

Limpeza

Sempre limpe a superfície antes de calafetá-la. O produto adere muito melhor à uma superfície limpa. Lave banheiras, chuveiros e pias com um produto de limpeza ou detergente para remover mofo, poeira e sujeira. Use um jato de ar comprimido para soltar a poeira e os detritos ao redor das portas, janelas e rodapés. Limpe as áreas com um pano úmido ou esponja. Limpe regularmente a ponta do tubo de calafetar, a pistola de aplicação e sua mão e dedos com uma esponja úmida ou pano conforme trabalha, o que ajudará a deixar o material mais limpo e facilitará a tarefa.

Dicas de calafetagem

Corte a ponta do tubo de calafetar em um ângulo de 45 graus com uma lâmina de barbear ou faca. Aperte o gatilho e coloque uma gota na madeira, indo da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Encontre o ângulo correto para aplicar a calafetação uniformemente na superfície. Solte o gatilho para parar o fluido. Alise delicadamente a superfície calafetada, aplicando uma leve pressão com a ponta do dedo ou uma vara de pintura. Limpe a ponta do tubo e o excesso de látex na área circundante. Use fita adesiva para proteger a área calafetada. Aplique a calafetação, pressionando-a contra a emenda. Deixe curar por cerca de 15 a 20 minutos antes de remover cuidadosamente a fita adesiva.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...