Dicas para câmeras fotograficas D300

Escrito por andrew aarons | Traduzido por gilber de oliveira sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para câmeras fotograficas D300
Câmeras profissionais facilitam na hora de tirar fotos (Lezioni di fotografia image by tulla from Fotolia.com)

Conseguir uma grande foto com uma câmera digital point-and-shoot (aponte e atire) envolve uma combinação de tempo, sorte e um pouco de fé. Mas isso não é assim com a Nikon D300, uma câmera DSRL realmente profissional. A gama de configurações e modos de disparo e velocidade do D300 facilita a obtenção de grandes tiros, como se você tivesse um olho. Você não está à mercê do dispositivo, mas em completo controle de todos os aspectos fotográficos.

Outras pessoas estão lendo

Movimentação contínua

A Nikon lançou o processador Expeed na Nikon D300, uma versão melhorada do processador de imagem digital encontrado na D200, sendo cerca de 16% mais rápido. A aplicação mais prática para o aumento da velocidade é em fotos com movimento. A D300 pode fotografar em até seis quadros por segundo com a bateria padrão e até oito quadros por segundo com uma segunda bateria. Você pode alterar o modo de disparo na configuração padrão para "único" (single) apertando o botão na parte superior esquerda da câmara e alternando-o para "CL" ou "CH". CL significa baixa velocidade contínua , e CH, alta velocidade contínua. Quando esses modos são ativados, apenas segure o botão do obturador para capturar continuamente foto após foto.

Foco servo

A D300 tem três modos de foco de seleção para suas lentes. Como ela é totalmente compatível com todas as lentes Nikkor da Nikon autofoco, você pode tirar vantagem dos dois modos de foco automático e os pontos focais de 51 em várias maneiras. O interruptor de seleção de focagem está ao lado do fecho de libertação da lente na frente da câmera. Acione o interruptor para "S" para selecionar focagem automática de servo único, que bloqueia o foco em um grau sempre que o botão do obturador é pressionado pela metade. A câmera não irá tirar a foto até que o foco esteja bloqueado no modo de servo único. No foco automático de servo contínuo ("C"), a câmera manterá o foco enquanto o botão do obturador estiver pressionado e continuará a ajustar o foco desde que se mantenha o botão do obturador pressionado. A D300 ainda usa um sistema de foco em modo de servo contínuo que acompanha o movimento de objetos para trazê-los ao foco enquanto eles se movem.

Exposição bracket

Obter uma foto com a exposição correta pode ser difícil ao se fotografar ao ar livre. O medidor de distância da D300 dá uma boa noção, mas suas fotos sempre irão parecer diferentes quando vistas em seu computador ou ambientes cobertos. Você pode fotografar com sucessão de exposição com a D300, que tira até oito fotos no modo bracket. Fotografe no programa bracket ou com o modo manual de abertura do obturador para usar o bracketing.

Pressione o botão "Menu" e vá em "Definir bracketing auto", e em seguida, escolha "AE apenas" para o modo de exposição. Pressione o botão "Fn" ao lado do botão de controle principal e gire-o para escolher o número de fotos para o suporte, entre dois e nove. Em seguida, gire a tecla "Fn" de controle secundário para selecionar o número de graus para suporte, entre 1/3 e 1. Se você definir o intervalo de fotos em 1/3, você terá fotos tiradas quatro graus mais escuras e mais leves do que o que você vê na tela LCD.

Obturador e prioridade de abertura

Além do controle detalhado de fotos contínuas, você pode encontrar mais controle no brilho de suas fotos fotografando nos modos obturador e prioridade de abertura ou "S" e "A." A velocidade do obturador é controlada no corpo da câmera D300 e pode ser definida como 1/8000 ou como o modo bulb, em que você abrirá e fechará o obturador manualmente ou com um controle remoto para obter melhores resultados. Os valores de abertura são determinados pela lente, mas uma abertura larga - um número baixo - permite a entrada de mais luz e pode ser usada em conjunto com as velocidades mais rápidas do obturador para fotografar com pouca luz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível