Mais
×

Dicas para fazer uma carta de apresentação de radialista

Atualizado em 23 março, 2017

Candidatar-se a um emprego como radialista pode ser algo competitivo. É um campo onde você pode receber a atenção de um grande público ou ser parte de uma equipe que transmite programas através das ondas radiofônicas. Para diferenciar-se dos outros candidatos, escreva uma carta de apresentação que prenda a atenção do recrutador; enfatizando sua comunicação, expressão, experiência e treinamento.

Diferencie-se de outros candidatos ao enviar uma carta de apresentação na candidatura de um emprego como locutor de rádio (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Propósito

Ser um radialista requer que você use suas palavras com sabedoria e de forma sucinta, porque tempo é dinheiro quando você está no ar. Enviar uma carta que reflete essa habilidade pode convencer o recrutador a agendar uma entrevista. Faça a carta com uma página e inclua apenas informações importantes sobre a radiodifusão que você quer destacar, de modo que não pareça que você está divagando. A carta deve apresentá-lo como candidato que está qualificado para participar de uma equipe de radiodifusão, seja como DJ, locutor, jornalista ou técnico.

Informações que não estão em seu currículo

Use a carta de apresentação para contar ao empregador informações que não estão em seu currículo. Você pode descrever brevemente como ama rádio desde quando era uma criança que falava em uma lata. Isso faz de você um candidato diferente para o recrutador, em vez de apenas mais um nome em um pedaço de papel. Se você listou um emprego em seu currículo; mas não teve espaço suficiente para discutir exaustivamente suas funções, utilize a carta de apresentação para enfatizar as tarefas mais importantes que você executou. Fale sobre estágios ou pequenos trabalhos que teve, como ser um DJ para o casamento de um amigo. Mencione algumas aulas específicas da faculdade que possam ser diretamente relacionadas ao cargo para o qual você está se candidatando.

Qualificações que correspondem aos requisitos

Sua carta de apresentação é o lugar para expandir-se nas tarefas que você realizou e combiná-las com os requisitos do anúncio de emprego. Leia-o com cuidado para determinar as tarefas mais importantes. Em uma folha de papel separada, faça uma lista de tudo que você executou durante os trabalhos de transmissão realizados. Em seguida, use suas qualificações para atender às exigências. Por exemplo, se você gravou vozes, diga ao recrutador que isso o preparou para ser um locutor; porque você aprendeu sincronismo e como treinar sua voz.

Por que contratar você

Quando escrever sua carta, não seja tímido e humilde. Diga ao empregador porque você deveria ser entrevistado. Explique como você vai ser um trunfo para a empresa e como sua formação na faculdade e em várias estações de rádio o preparou para preencher com sucesso a vaga de trabalho. Por exemplo, se você é um jornalista que está se candidatando para o trabalho de ler notícias, ofereça uma amostra de seu trabalho ou uma demonstração no estúdio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article