Dicas de carta de boas-vindas para professores de jardim de infância

Escrito por misty barton | Traduzido por jesse mourao
Dicas de carta de boas-vindas para professores de jardim de infância

As crianças e pais precisam se sentir animados e seguros para o primeiro dia de escola

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Pais e professores deveriam trabalhar juntos para facilitar a transição de crianças pré-escolares ao entrarem na escola. Isso não pode ser realizado sem uma comunicação eficaz. Enviar cartas, tanto para seus alunos do jardim de infância quanto seus pais, pode abrir as vias de comunicação e acalmar todos os nervos antes do início das aulas. Uma carta de boas-vindas para os pais e um cartão postal para as crianças podem criar um começo simples, mas poderoso para um bom ano escolar.

Outras pessoas estão lendo

Quem

Acolha seus alunos e pais separadamente. A maioria dos professores envia uma carta para acolher pais e alunos, mas isso não é um meio eficaz de comunicação para um professor de jardim de infância, porque as crianças ainda não sabem ler. Envie aos pequenos um cartão postal. Para eles, receber um cartão postal ou qualquer outra correspondência é emocionante, e receber algo assim de você irá fazer com que eles o considerem um amigo e não um estranho. Isto é especialmente importante para os pequenos do jardim de infância. As crianças em séries mais avançadas têm o benefício de já terem visto seu professor pela escola. Mas como você ainda não teve esse tipo de interação com seus alunos, o cartão postal servirá como um importante quebra-gelo. Para os pais, envie uma carta. Ela abre uma via de comunicação que poderá torná-los mais propensos a continuarem se comunicando com você durante o ano letivo.

Quando

Envie a carta para os pais entre 10 a 14 dias antes do início das aulas. Primeiro, envie a carta, para que os pais tenham tempo para contata-lo se tiverem dúvidas e para que eles possam se preparar para quaisquer pedidos especiais que você tiver feito na carta. Por exemplo, se você tiver um projeto especial, previsto para o primeiro dia de aula, e precisa de suprimentos, você precisa dar-lhes tempo para obterem os suprimentos. Para os alunos, envie os cartões postais entre cinco a sete dias antes do começo das aulas. O cartão ajuda a criança a ficar animada e ansiosa para entrar no jardim de infância. Quanto mais perto do primeiro dia de aula o cartão postal chegar, mais motivador será.

O tipo de cartão postal

O objetivo do cartão-postal é deixar a criança à vontade antes do primeiro dia de escola. Para eles, a imagem no cartão deverá ser significativa, pois será a parte da mensagem que eles entenderão mais facilmente. Seria bom que na parte da frente do cartão houvesse uma foto da sala de aula. Você poderá imprimi-los com seu próprio computador. Essa imagem no cartão fará com que as crianças se familiarizem com o espaço de aprendizagem antes do primeiro dia de escola, além de diminuir-lhes o medo do novo e do desconhecido. No verso do cartão diga-lhes o quanto você está animado para tê-los em sua sala de aula e como vai ser divertido o ano. Se houver espaço, você poderá listar algumas das atividades que você planejou.

Que carta

Na carta aos pais coloque suas informações básicas de contato e um breve e positivo relato de suas expectativas. Professores de séries mais elevadas, muitas vezes enviam listas de suprimentos, objetivos e expectativas, regras de sala de aula e outras informações essenciais. Mas essa não é a melhor abordagem para uma carta de boas-vindas aos pais das crianças. Os pais, especialmente se aluno for o filho mais velho deles, poderão rapidamente tornar-se oprimidos com essa informação. Deixe instruções específicas e informações essenciais para o pacote que você entregará posteriormente, ou após o primeiro dia de aula. Então, nessa carta inicial, liste apenas os suprimentos necessários para o primeiro dia de escola, e faça uma breve descrição do que você pretende fazer nesse dia. Os pais que estiverem nervosos serão confortados em saber que você tem um plano para o primeiro dia de seus filhos na escola. Você também poderá encorajar os pais a falarem com o filho sobre a atividade planejada. Saber o que esperar do primeiro dia de escola poderá reduzir a ansiedade da criança.

Como

Seja otimista. Tanto a carta quanto o cartão postal devem ser encorajadores, pois os alunos do jardim de infância e seus pais estarão apreensivos sobre o primeiro dia. Mantenha um tom otimista em toda a correspondência. É importante que você transmita animação no cartão-postal e competência na carta. Seja pessoal. Coloque informações pessoais sobre você mesmo no cartão-postal e na carta, isso deixará todos mais à vontade. No cartão postal, escreva algo que conquiste o interesse das crianças, como "eu sou a senhorita Jane Doe, e eu amo a cor púrpura" ou "eu sou o Sr. João Smith, e eu tenho três cães." Isso ajuda a criança a se sentir como se conhecesse você, e lhes dará algo que eles podem usar para se relacionar. Dê-lhes uma conversa inicial. A carta deverá dizer algo que ganhe a confiança dos pais, como "Eu tenho ensinado no jardim de infância por cinco anos." Se você é um professor do primeiro ano, relate a eles alguma experiência que você tem na área como: "Antes de entrar para o ensino, trabalhei como conselheiro no "Acampamento Brilho do Sol", com crianças de quatro a seis anos de idade".

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media