×
Loading ...

Dicas para cerzir utilizando uma sapatilha para pé calcador

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A sapatilha para cerzir é a mesma para bordar ou para fazer acolchoado. Quando é utilizada corretamente, ela permite que o operador da máquina mova o tecido em qualquer direção. Se for utilizada para cerzir, isso permitirá que o costureiro mova o tecido para frente e para trás por cima de um buraco no mesmo, preenchendo-o com pontos. Quando essa peça é utilizada como sapatilha para bordado ou para fazer acolchoados, ela permitirá que o costureiro crie padrões costurados à mão livre, ou siga um projeto impresso. Utilizar essa sapatilha requer um pouco de prática, mas o resultado poderá ser uma peça de roupa reciclada ou resgatada, ou um acolchoado para orgulhar-se.

Um pé calcador para cerzir é essencial para a qualidade na costura (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Abaixe os dentes impelentes

Certifique-se de que os dentes impelentes estejam abaixados. Esses dentes são erguidos e abaixados conforme a máquina funciona, agarrando o tecido e movendo-o para trás, para longe da agulha. Quando essa peça está desencaixada ou "abaixada", o movimento do tecido é controlado pelo costureiro, que poderá, então, movê-lo em qualquer direção. Verifique o manual de usuário da máquina para obter instruções sobre como baixar os dentes impelentes.

Loading...

Utilize um bastidor

Posicione o centro da área de costura em um bastidor, com o lado direito do tecido virado para baixo, na direção do interior do aro menor, e o tecido drapeado sobre a borda externa do bastidor. Coloque o aro maior sobre o menor aro interno e o tecido e aperte os parafusos de ajuste até que o tecido esteja esticado. Costure com o lado do avesso do tecido virado para a base da máquina.

Velocidade e costura

Para costurar com pontos pequenos, mova o tecido lentamente na direção desejada, mantendo uma velocidade constante. Para costurar com pontos grandes, mova o tecido mais rapidamente. Uma velocidade constante em conjunto com movimentos laterais suaves do tecido darão consistência e tensão aos pontos

Utilize entretela

Aplique uma entretela, utilizando o fero de passar roupas, no lado do avesso do tecido fino ou delicado, quando for bordá-lo. Escolha uma entretela que não encolherá, como o poliéster, antes de aplicá-la. Se for necessária uma emenda enquanto estiver cerzindo, cole uma entretela do lado do avesso da peça, utilizando uma entretela com fusão dos dois lados, somente em torno das bordas do buraco. Não coloque esse tipo de entretela no buraco, pois, quando o ferro for passado para fundir a entretela, essa seção fundirá e grudará no ferro.

Linha para utilizar

Utilize uma linha para acolchoado ou para cerzir, em uma cor que combine com a roupa, na parte superior e na bobina quando estiver cerzindo. Devido às muitas camadas de pontos que poderão haver, uma linha comum poderá acumular, ficando muito grossa para permitir a penetração da agulha. Quando estiver cerzindo, utilize uma agulha de tamanhos 12 a 14. Se estiver fazendo acolchoados ou bordando, utilize o tamanho da agulha apropriado para a linha.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...