Mais
×

Dicas para o seu chá de bebê ser um sucesso

Comstock/Comstock/Getty Images

Introdução

A gravidez é uma época cheia de afazeres. A mãe e, muitas vezes, o pai também, precisa dar conta de reorganizar a casa: montar um quarto, comprar móveis, banheira, carrinho, bebê conforto para o carro. E, quando as coisas maiores estão compradas, é hora de partir para os acessórios indispensáveis para a chegada do bebê: fralda, mamadeira, algodão, chupeta, shampoo, roupinhas, etc. Além disso, nesta época, todas as suas amigas dizem que querem ver você grávida. Mas como a gravidez dura só nove meses, é pouco tempo para dar conta de tantos compromissos. Uma das melhores formas de combinar as reuniões sociais com a organização dos apetrechos para o seu filho é promover um chá de bebê. Veja a seguir algumas dicas para que o seu evento seja um sucesso!

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Organização

O chá de bebê geralmente é organizado pela madrinha do seu filho ou por uma parente ou amiga próxima. Você pode deixar toda a organização nas mãos desta escolhida e não se preocupar. Ou pode fazer o trabalho junto com ela. Assim, divide as responsabilidades e se diverte, além de deixar a festa com a sua cara. Defina juntamente com a sua ajudante e/ou co-organizadora a lista de convidados, o local, a data e horário da festa e a divisão dos presentes. Também discutam dicas para a decoração. Você pode contratar uma empresa para decorar o chá de bebê. Ou pode pesquisar e preparar você mesma os itens de decoração, economizando nesta época de tantos gastos.

Creatas/Creatas/Getty Images

Convidados

O chá de bebê geralmente é feito apenas para as mulheres e, mais ainda, para as que são mais próximas da grávida, como mãe, tia, avó, primas e as melhores amigas. No entanto, o evento tem ganhado uma dimensão maior e há mulheres que preferem chamar também colegas do trabalho. Outras optam ainda por fazer um evento em que homem também entra. Neste caso, é uma confraternização entre os amigos do casal. Se houver homens e mulheres no seu chá de bebê, é importante maneirar nas brincadeiras.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Convite

Você pode organizar uma festa formal ou informal. Se preferir algo mais formal, pode mandar confeccionar os convites ou ainda elaborá-los por conta própria. Você pode fazer um pequeno convite em cartolina, com o nome da convidada e o presente sugerido e embalá-lo com um tecido delicado, dobrado no formato de uma fralda. Prenda as pontas da fralda com um alfinete e distribua os convites. Se a festa for mais informal, você pode chamar suas amigas por telefone, por e-mail ou até mesmo através das redes sociais. Faça uma arte diferente, com uma cegonha ou um bebê, e distribua o convitinho virtual para a sua lista de convidados.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Presentes

É importante que os presentes sugeridos para os convidados não sejam caros. Não é elegante pedir algo de grande valor no chá de bebê. Os itens pedidos podem ser fraldas, pentes, shampoo, mamadeira, chupeta, algodão, cotonetes, pacotes de fraldas de pano e alguns itens de vestuário, como mijão, calça, sapatinhos e meias. Alguns convidados, mais próximos da grávida, acabam levando outro presente para a mãe, que terá ganhado o necessário e mais alguns mimos para o filho, como roupas e brinquedos. Abra todos os presentes durante o chá de bebê e agradeça a cada um dos convidados.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Comida

A comida que será servida no chá de bebê também vai depender do grau de formalidade da festa. Muitas mães montam uma grande mesa e fazem tudo personalizado, espalhando lanchinhos pela mesa e outros quitutes, todos devidamente identificados com o tema da festa e o nome do bebê. Você pode fazer uma festa menor, na sua própria casa, ou uma maior, no salão de festas. Pode servir lanches naturais, salgadinhos, amendoim, cachorro quente, docinhos. Se preferir uma festa temática, pode escolher, por exemplo, o tema verão, e servir bastante suco, montar uma mesa de frutas e deixar frios e pães integrais para os convidados se servirem. As bebidas também podem ser refrigerante, sucos e água.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Local

Se a festa for menor, você pode organizá-la na sua própria casa, com as amigas mais íntimas e as parentes. Se for fazer um chá de bebê maior, opte pelo salão de festas de seu prédio ou faça um almoço em uma casa com um grande quintal. Espalhe mesas e cadeiras, coloque uma bonita toalha e deixe uma mesa principal com as comidas e bebidas para as convidadas se servirem. O importante é a confraternização e a reunião entre amigas. E ganhar alguns presentes bacanas para seu bebê também é importante. Portanto, não se preocupe muito com um lugar perfeito para a realização do seu chá de bebê.

Barry Austin/Photodisc/Getty Images

Decoração

Mais uma vez, a decoração varia de acordo com o tamanho da festa. Muitas mães montam aquela grande mesa com quitutes variados e todos personalizados. Na mesa, também podem ir ursos e outros motivos infantis. Fazer um varal com roupinhas de bebê penduradas também dá um charme para a festa. E invista nas bexigas. Elas podem estar coladas no teto, com um fio de fitilho, ou ainda nos vasinhos que decoram as mesas. Use a sua criatividade para fazer uma decoração econômica. Você pode reutilizar brinquedos que eram seus – ou de parentes -- para auxiliar na decoração.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Chá de fraldas

Muitas mães têm optado por um chá de fraldas. Em vez de pedir pentes, algodão, mamadeiras, as mães pedem apenas fraldas. Com isso, garantem o estoque de um item importantíssimo para uma família com um bebê pequeno, a fralda descartável. Peça alguns poucos pacotes do tamanho RN (recém-nascido), algumas do tamanho P e invista mais nos tamanhos M e G, que você usará por mais tempo. Cada convidado pode levar um pacote de fralda. Você pode sugerir duas ou três marcas da fralda no convite. Mas não estipule o tamanho.

Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images

Brincadeiras

Há uma gama de brincadeiras que podem ser feitas no chá de bebê. E as futuras mamães podem sair com o corpo e rosto pintados da festa após estes trotes. Algumas, no entanto, preferem apenas abrir os presentes, tentar adivinhar quem os deu e pronto, sem grandes brincadeiras. Se quiser, peça para cada convidada levar uma foto de quando era bebê. Você se senta entre elas, pega as fotos e tenta adivinhar quem é quem. Para cada erro, tem de pagar um castigo. Sua co-organizadora também pode cronometrar o tempo que você leva para trocar um bebê de brinquedo. E ela pode estipular o prazo que você tem. Enquanto isso, as outras amigas podem imitar o choro de um bebê.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Fotos

Fotografe o chá de bebê. Aproveite que você estará entre amigos e faça fotos da barriga, das amigas, de você grávida com as melhores amigas e com sua avó, mãe, tia, prima. A gravidez passa muito rápido e depois você terá boas recordações. Se você é do tipo que gosta das brincadeiras, tire fotos da barriga pintada, do rosto pintado, do cabelo amarrado com marias-chiquinhas. Sua filha ou filho irá se divertir quando ver as fotos do chá de bebê e saber que ele ou ela foi responsável por aquela bagunça toda.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Lembrancinhas

É comum distribuir lembrancinhas no chá de bebê. Novamente, elas podem ser mais elaboradas ou simples. Muita gente confecciona lembrancinhas e você pode comprar algumas para distribuir. Ou pode fabricá-las você mesma. Compre potinhos de plástico – ou mamadeiras de plástico – e as encha com confetes ou balas de goma. Dê um lacinho e coloque, se quiser, o nome de seu bebê em uma etiqueta. Se quiser algo mais simples, compre pirulitos grandes e coloridos, passe uma fita de cetim para amarrar o plástico que os cobre e cole ali a etiqueta com o nome do seu filho e um agradecimento pelo comparecimento ao chá de bebê.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Época

A melhor época para fazer o chá de bebê é no fim do segundo trimestre da gravidez. Nesta fase, você já sabe o sexo de seu filho ou filha, o que facilitará a escolha dos presentes e a decoração do ambiente. Além disso, você não terá chegado ainda ao terceiro trimestre, quando a barriga começa a pesar, os pés incham e a futura mãe fica bem cansada e ansiosa para o nascimento. No segundo trimestre, a mulher já está com uma barriga linda de grávida, mas ainda está no ápice da energia e bem-estar. É um bom momento para se ver cercada de gente querida.

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Maternidade

O chá de bebê é um bom momento para você encontrar amigas e parentes. E também para dizer a elas que vocês vão voltar a se ver após o nascimento da criança. Algumas mães não se importam, e até gostam, de receber visitas na maternidade, e nos primeiros dias após o nascimento do filho, já em casa. Outras, no entanto, preferem ter mais privacidade neste momento. Se for o seu caso, avise as amigas, de forma elegante, que você prefere que elas visitem seu bebê algum tempo depois do nascimento. Assim, elas já ficam sabendo da sua preferência e você também não se vê em situação indelicada ao receber muita gente no quarto do hospital.