Mais
×

Dicas de como colocar de luzes embutidas na sala de estar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Luzes embutidas são confusas para os decoradores amadores, porque são diferentes das luzes normais centralizadas e abajures de mesa ou de chão. Várias opções estão disponíveis para planejar a localização das luzes embutidas. Lembre-se destas dicas ao planejar colocá-las na sua sala.

Luzes embutidas são uma opção ao planejar uma nova sala (modern living-room interior image by Elnur from Fotolia.com)

Diferentes tipos para diferentes propósitos

Vários tipos de lâmpadas embutidas estão disponíveis. O tipo que aponta para baixo fornece luz geral ao ambiente. Algumas apontam para a parede, algumas são fixas e algumas são ajustáveis, para que você possa focá-las em locais específicos, como quadros na parede. Refletores são luzes embutidas apontadas para a parede para dar luzes mais difusas.

Espaçamento

Quando planejar o espaçamento de lâmpadas, consulte as especificações do fabricante para saber qual o diâmetro do raio de luz de cada lâmpada quando fixa no seu teto. Desenhe um diagrama com círculos desse diâmetro mostrando como distribuir as luzes em várias localizações. Leve em conta o tamanho da sala, as atividade que ocorrem nela e outras luzes que você pode também usar, como luminárias de parede, de mesa e abajures de chão.

Acabamento

Procure lâmpadas com acabamentos que combinem com sua decoração. A maior parte das lâmpadas têm borda redonda, mas também é possível achar instalações quadradas se você preferir. Também estão disponíveis nas cores dourado, prateado, bronze ou branco para combinar com a cor do seu teto. A borda pode ser ampla ou estreita, ou mesmo quase invisível. A maioria das lâmpadas embutidas tende a ter um visual moderno, mas algumas bordas combinam com casas mais velhas e tradicionais.

Regulador de intensidade luminosa e diagramas de fiação

Você tem várias opções para controlar as lâmpadas embutidas da sua sala. A mais simples é controlá-las com um interruptor de parede, mas essa pode não ser a melhor opção. Se você tem uma TV na sala, uma janela grande que deixa entrar muita luz, uma mesa clara ou abajur de chão, você pode querer que apenas algumas lâmpadas fiquem acessas e outras apagadas. Se você tem algumas lâmpadas apontadas para as paredes e outras para baixo, você pode querer controlá-las separadamente. Considere também a opção de colocar algumas ou todas as lâmpadas num regulador de intensidade para que você controle o brilho no cômodo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article