on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Dicas de comportamento para viver em república

Saiba lidar com várias personalidades
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Introdução

Morar em uma república é uma boa opção para quem quer economizar ou gosta de companhia. Por isso, é uma saída adotada por muitos estudantes, que geralmente mudam para uma cidade longe da família ou profissionais que estão iniciando a carreira. Conheça algumas dicas para manter um bom convívio com as diversas personalidades que podem ser encontradas e talvez fazer amigos para a vida inteira. Veja se você tem o perfil indicado para apostar nesse tipo de sistema, que mais do que uma forma de moradia compartilhada, é um estilo de vida. De uma coisa temos certeza: para o bem ou para o mal, sempre será uma experiência marcante e cheia de histórias inesquecíveis.

Mantenha as suas coisas em ordem
Martin Poole/Lifesize/Getty Images

Objetos pessoais

Nada pior do que não encontrar aquela roupa bem na hora de sair, não é mesmo? Por isso, cuide bem dos seus objetos pessoais e mantenha tudo organizado. Assim, ninguém pegará as suas coisas por engano e você não perderá nada. Além disso, faça a sua parte para manter a ordem da casa e não atrapalhe os seus colegas. Dinheiro e documentos devem ser guardados com atenção especial, pois é impossível continuar vivendo bem na sua república se uma parte das suas economias ¨desaparecer¨. Seja ordenado para evitar situações difíceis e desconfianças.

Converse sobre dinheiro com os seus companheiros
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Gastos com a casa

Vida de estudante ou de trabalhador em início de carreira nunca é fácil do ponto de vista financeiro. Por um lado, a república pode te ajudar a economizar, pois são muitas pessoas para dividir os gastos. Mas o clima de festa e euforia que algumas casas possuem também pode fazer com que você perca o controle. Todas as despesas devem ser programadas e divididas igualmente. Assim, ninguém se sentirá injustiçado ou terá a impressão que pode decidir as coisas apenas porque pagou mais. Muita atenção para cumprir essa regra também se você morar com amigos. Nesses casos, apesar de parecer um exagero, poderão ser evitadas brigas e discussões desnecessárias.

Lembre-se que você não mora sozinho
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Namorados e namoradas

Se os quartos forem divididos com outras pessoas, é fundamental estabelecer um planejamento para as chamadas "visitas íntimas". Assim, a privacidade e a tranquilidade estão garantidas e você não incomodará o seu companheiro de quarto, que terá tempo para pensar aonde pode ir enquanto você estiver acompanhado. Vale tudo para evitar situações constrangedoras, até mesmo o antigo código da toalha pendurada na porta para indicar que você não está sozinho. Fique atento mesmo se você tiver um quarto privado, é importante ter bom senso para receber visitas. Lembre-se que o seu namorado ou namorada não mora na casa.

Mantenha o banheiro limpo e seco
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Respeite a ordem do banheiro

O banheiro é um dos principais motivos de brigas dentro de uma república. Afinal, nada mais desagradável do que chegar com pressa e precisar limpar o lugar antes de usar. Ou ainda tomar banho de chinelo porque o piso do chuveiro está muito sujo. Por isso, cuidado com essa importante parte da casa e com os outros ambientes comuns da república. Deixe tudo em ordem quando terminar de usá-lo. Também é recomendável evitar os banhos demorados e nem pense em sair do chuveiro e deixar tudo molhado no resto do banheiro.

Deixe a cozinha como você a encontrou
Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images

Deixe a cozinha limpa

A limpeza da cozinha e o respeito pelos alimentos de cada um são outros dois fatores importantes. Afinal, muita gente perde a fome quando chega para cozinhar e encontra todas as louças sujas. Por isso, deixe a preguiça de lado e lembre-se de limpar tudo depois de usar, nada de esperar cinco minutinhos para fazer a digestão. Etiquetar os alimentos de cada um é outra boa ideia para casas nas quais vivem muitas pessoas. Outra dica importante é ficar atento na data de vencimento dos alimentos da geladeira para evitar cheiros desagradáveis.

Concentração e relaxamento são fundamentais
James Woodson/Digital Vision/Getty Images

Silêncio para horas de estudo e descanso

Como praticamente todas as pessoas que moram em repúblicas são estudantes ou trabalhadores, é muito importante que as horas de estudo ou descanso sejam respeitadas. Além de estabelecer horários de tranquilidade, você também pode colaborar percebendo quando um companheiro precisa de um ambiente mais calmo. Algumas das grandes vantagens de morar em república são as festas e churrascos, que são grandes oportunidades para conhecer pessoas e fazer amigos. Porém, é preciso encontrar um equilíbrio entre todos para que ninguém saia prejudicado em alguma prova ou reunião importante no trabalho.

Saiba o momento certo de pedir atenção
Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

Individualidade dos moradores

Apesar de viverem juntos, isso não significa que sempre tenham que comer ao mesmo tempo ou conversar em todos os momentos. Todas as pessoas precisam do seu espaço particular e algum tempo para ficarem sozinhas. Respeite a individualidade de cada um em lembre-se que todos têm segredos. Assim, você e os seus companheiros podem ser livres para decidir sobre qual assunto falar com determinada pessoa. Tome cuidado principalmente na hora de opinar sobre as relações ou a família dos seus colegas, pois muitas pessoas não aceitam opiniões nesses aspectos da vida.

Você pode fazer amigos para a vida inteira
Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Seja um bom companheiro

Além de várias regras práticas que explicamos para o convívio em grupo, existe uma lição fundamental que pode ser feita com pequenos gestos: seja um bom companheiro. Para isso, atitudes como não esconder comida e mostrar interesse pela vida dos outros podem ser importantes para uma boa convivência e futuras amizades. Surpresas como deixar uma refeição preparada para o outro quando você sentir que ele está cansado também podem ser ótimas ideias. Por outro lado, como observamos, respeitar a individualidade dos seus companheiros é muito importante.