Dicas de como conduzir com sucesso um negócio de artesanato em madeira

Escrito por melinda gaines | Traduzido por elia regina previato
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Dicas de como conduzir com sucesso um negócio de artesanato em madeira
A venda de artesanato requer a mesma criatividade que a sua criação

Muitos artesãos acabam decidindo transformar seu hobby e paixão em negócio. Mas há uma diferença entre ter um negócio e torná-lo um empreendimento lucrativo. Ao vender artesanatos, coloque no planejamento a mesma criatividade que você coloca na criação das peças de madeira.

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Sua arte

O elemento mais importante de um artesão bem sucedido está na produção de um trabalho de qualidade. Seja o seu artesanato funcional, como relógios e taças, ou artístico, como estatuetas e esculturas, as pessoas só pagarão por aquilo que considerarem de valor. Se você for um artesão iniciante, aprimore suas habilidades, não apenas praticando, mas também fazendo aulas de marcenaria. Leia livros sobre o assunto e converse com mestres artesãos para aprender com a experiência e anos de trabalho duro desses profissionais.

Locais de venda

Você provavelmente vai vender o seu trabalho em feiras de artesanato e mercados de pulgas, mas considere também outras vias. Tente vender peças por atacado ou em consignação em lojas de presentes ou de arte popular locais, exponha seu trabalho em uma galeria arte local ou venda suas peças em um quiosque ou estande de shopping.

Além disso, não se esqueça que a venda online é uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Monte o seu próprio site de e-commerce, anuncie no Mercado Livre ou tente vender em um mercado de especialidades. Sites como o Etsy e o Dawanda são feitos para divulgar artesãos e suas obras, de modo que você pode se encaixar muito bem nessas comunidades de venda. Esses sites também são baratos e oferecem muito apoio através de seus fóruns de vendedores.

Divulgação

Seja muito criativo ao comercializar suas peças de madeira. Além das ferramentas de marketing tradicionais, como cartões de visita e panfletos, desenvolva um site e um blog para se conectar com os clientes. Encomende a criação de um logotipo profissional se não tiver experiência com design gráfico. Reúna-se a outros artesãos locais de diferentes tipos e organize uma mostra de artesanato. Abra uma conta no Twitter e deixe seus seguidores saberem quando fizer uma nova peça, em quais mostras estará presente e as novas técnicas que descobrir.

Tente também enviar comunicados bem escritos e adequadamente formatados para a imprensa local como jornais, revistas e sites de artesanato. O truque aqui é ter uma história interessante. Talvez você doe uma porcentagem de seus lucros para a caridade, ou dê aula de marcenaria livre para jovens desfavorecidos. Apenas fazer artesanato em madeira e vendê-lo não é suficiente para obter cobertura da mídia.

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