Dicas para consertar persianas horizontais

Escrito por j. taylor ludwig | Traduzido por reinaldo pereira elisei
Dicas para consertar persianas horizontais
Conserte você mesmo suas persianas e poupe algum dinheiro (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Quando persianas horizontais se lascam ou quebram, seu primeiro instinto talvez seja jogá-las fora e comprar persianas novas. Essas persianas são na verdade muito fáceis de consertar e você pode poupar um pouco de dinheiro fazendo isso por conta própria. Algumas das dicas oferecidas aqui podem motivá-lo a tentar fazer mais alguns reparos necessários em suas persianas.

Retire as persianas

Você deve retirar as persianas da janela antes de fazer os reparos. Isso tornará seu trabalho mais fácil quando for preciso inserir as novas lâminas na peça. Retire as persianas do suporte. Então, deite-as sobre uma mesa ou outra superfície plana que ofereça espaço suficiente para trabalhar. Você pode utilizar luvas para proteger suas mãos das ripas laminadas ou plásticas, que podem ser afiadas.

Desmonte a persiana

Para desmontar as persianas, você deve remover as tampas de acabamento de ambas as extremidades. Essas tampas são encontradas nos trilhos inferiores e nos superiores. Remova também grampos ou nós utilizados na montagem das persianas. Feito isso, será fácil para você ver e entender como o mecanismo funciona. Se forem as escadas de corda que você deseja substituir, retire-as dos trilhos quando desmontar as persianas. Se não for esse o caso, retire apenas os cordões da peça.

Conserte as persianas

Se for necessário repor lâminas ou mesmo remover aquelas que estiverem danificadas, você pode encaixar as novas lâminas nas escadas de corda, simplesmente encaixando as novas lâminas nos lugares onde as velhas ou danificadas estavam. Quando terminar, prenda-as no trilho inferior. Recoloque as tampas de acabamento das extremidades e suas persianas estarão prontas para serem recolocadas.

Substituir as escadas de corda ou cordões requer um pouco mais de trabalho. Puxe o cordão o mais firmemente e na maior altura possível, na direção do trilho superior. Para substituir os cordões, você deve desencaixá-los das lâminas. Uma vez que eles estiverem soltos, encaixe as novas escadas de corda nas lâminas. Então, reencaixe toda persiana no trilho inferior. Certifique-se de que as lâminas foram colocadas corretamente para que as persianas possam funcionar apropriadamente quando forem abertas ou fechadas. Coloque as tampas de acabamento e retorne suas cortinas ao lugar.