×
Loading ...

Dicas de costura em cetim

Atualizado em 17 abril, 2017

Casamentos, formaturas e jantares formais sempre requerem um vestido especial. Para cada estação, os estilistas apresentam os novos vestidos da moda e os tecidos delicados, como cetim, são muitas vezes utilizados. Com seu caimento natural, esse tecido fino requer um cuidado extra durante o corte e a costura e também com a forma de passar o ferro.

Tenha um cuidado extra ao costurar um tecido de cetim (Creatas/Creatas/Getty Images)

Corte

Tomar um cuidado extra ao cortar moldes de cetim pode beneficiar a costura. A melhor forma de fazê-lo é dobrando o tecido ponta com ponta e posicionando o lado direito de frente um para o outro. Assim como a pele falsa, o cetim tem uma felpa, portanto garanta que todas as peças fiquem na mesma direção. Analise o molde para fazer cortes em dupla espessura. Para evitar furos, não espete o modelo nas áreas que não serão costuradas. Use alfinetes finos para garantir que as marcas sejam mínimas. Utilize giz de alfaiate para marcar todos os detalhes especiais do molde. Evite usar canetas de tecido, pois a tinta pode manchar e danificar o cetim. É possível também utilizar um cortador rotativo para garantir que as bordas cruas fiquem mais suaves.

Loading...

Costura

Antes da costura, verifique o peso do cetim e altere os tamanhos da agulha e da linha de acordo. Faça um teste em um retalho antes de começar a trabalhar no projeto. Uma agulha fina funciona melhor em alguns cetins. Use linha de poliéster ou específica para lingerie para costurar as peças do molde.

Aumente a tensão da máquina para costurar o cetim. Isso dará estabilidade no tecido durante o processo. Use uma sapata um só furo para impedir que o tecido fique preso na máquina. Também é possível alterar os acessórios de costura e usar um ponto reto ou overloque, o qual desliza suavemente sobre o cetim.

Passando o tecido

Apesar de o tecido de cetim ter um caimento natural, é possível passá-lo ligeiramente. Use o ferro na roupa de dentro para fora, ou seja, no lado esquerdo, sem acrescentar vapor. O cetim retém manchas indesejadas de água que podem danificá-lo permanentemente. Use um protetor no ferro para passar o lado direito.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...