×
Loading ...

Dicas para costurar a bainha de um lenço

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Lenços podem ser presentes elegantes para uma noiva ou para o enxoval de uma moça jovem. Lenços feitos à mão, especialmente aqueles com iniciais bordadas, estão voltando à moda em lojas de tecido e de departamentos. Um linho de alta qualidade pode ser comprado de empresas online ou em uma loja de tecido. É possível costurar seus próprios lenços e fazer a bainha com sucesso seguindo alguns passos simples.

Bainhas são o toque final para qualquer lenço (Maria Teijeiro/Photodisc/Getty Images)

Preparação

Lave e passe o lenço antes de tentar fazer a bainha. Estes passos são elementos chave no sucesso da bainha. Passe o lenço a uma temperatura adequada para seu tecido. Tome um cuidado especial passando as bordas e pontas e use um ferro adequado. Se seus lenços forem bordados ou monogramados, coloque-os sobre um pano de prato ou toalha para protegê-los antes de passar. Passar os lenços ajudará para que o processo da bainha seja bem mais simples.

Loading...
Linho puro pode ser passado na maior temperatura (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Dobrando

Dobre as bordas do lenço em aproximadamente 0,6 centímetros, um lado de cada vez. Passe o ferro sobre cada dobra feita. Enquanto passa, coloque alfinetes nas dobras para segurá-las. Dobre os cantos embaixo uns dos outros e coloque alfinetes, para que cada canto fique liso em uma dobra organizada. Dobrar e colocar alfinetes ajudará o lenço a deslizar melhor pela máquina de costura quando já estiver pronto para ser costurado.

Alguns linhos precisam ser lavados a seco e se tornam mais macios com o uso (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Virando

Uma das chaves para costurar um lenço com sucesso é virá-lo abaixo do pé calcador. Alinhe a agulha a 0,3 centímetros acima da borda do lenço. Costure por esta linha até que a agulha atinja o ponto a 0,3 centímetros de distância da ponta e pare. Vire o lenço uma vez para a esquerda ou para a direita abaixando a agulha e levantando o pé calcador. Abaixe novamente o pé calcador e costure a próxima borda seguindo as mesmas instruções antes de virar o lenço novamente. Continue virando a cada ponta até que a agulha atinja ponto inicial da costura.

Coloque sua máquina de costura em um local bem iluminado (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Alfinetes

Escolha alfinetes de alfaiate de alta qualidade para costurar a bainha de um lenço. Evite usar alfinetes dobrados, enferrujados ou grandes demais que possam fazer buracos no tecido delicado do lenço. Evite usar alfinetes demais ou aqueles com pontas redondas, que podem ficar presos no pé calcador. Enquanto costura a bainha, vá retirando os alfinetes para evitar que fiquem presos no pé calcador ou no tecido enquanto vira o lenço.

Alfinetes retos com pontas redondas podem fazer com que a bainha fique desigual (Creatas/Creatas/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...