on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Dicas para costurar tecido que estica

Atualizado em 17 abril, 2017

Você pode costurar quase qualquer coisa com tecido que estica. As roupas e cobertores são dois exemplos. Um tecido que estica não desfia nas costuras, como fazem os tecidos de algodão. Se não forem costuradas com cuidado, as costuras feitas em tecido que estica poderão enrugar ou deixar irregular tanto a camada superior como inferior de tecido.

Os tecidos que esticam não desfiam nas costuras (sewing image by pncphotos from Fotolia.com)

Estabilize com um lenço fino de papel

Estabilize o tecido antes de costurar, para evitar que a costura fique ondulada. Isso poderá ser feito colocando lenço fino de papel em cima e embaixo do tecido que precisa ser costurado. O lenço fino de papel é leve o suficiente para ser costurado. Basta rasgá-lo, para retirá-lo, após costurar o tecido.

Loading...

Borrife goma de amido

Borrife o tecido com goma de amido, para evitar que estique. Deixe a goma de amido secar antes de começar a costura. Sempre borrife antes um retalho do tecido para testar, para verificar se o produto manchará o tecido.

Fita adesiva

Cole fita adesiva no tecido. Coloque a fita ao longo da borda exterior do tecido, seguindo a linha de costura. Costure próximo da fita na direção do interior do tecido.

Costure com agulha de ponta redonda

Costure com agulha de ponta redonda na máquina. Uma agulha com ponta redonda empurrará os fios do tecido para o lado, em vez de cortá-los.

Agulha do tamanho certo

Escolha uma agulha tamanho certo para o peso do tecido. Costure com uma agulha 11/80 para um tecido que estica leve, uma 14/100 para um tecido de peso médio e uma agulha 16/110 para um tecido pesado.

Não estique ou puxe o tecido

Costure lentamente as peças de tecido que estica. Não empurre ou puxe o tecido enquanto estiver costurando-o, isso esticará o tecido e fará com que fique franzido.

Ajuste os dentes impelentes

Ajuste os dentes impelentes de acordo com o manual do fabricante. Os tecidos de pesos diferentes precisarão de pressões diferentes, e os leves requerem mais pressão do que os pesados. Teste primeiro em retalhos para verificar qual o ajuste que costurará melhor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...