Mais
×

Dicas para costurar tecido lamê

O lamê é um tecido de náilon entrelaçado com fios metálicos. Esses fios refletem a luz e produzem um efeito lustroso e reluzente. O lamê é usado em vestidos, fantasias, roupas de dança, caminhos de mesa e travesseiros. Geralmente, pode-se encontrar lamê dourado e prateado, mas o material também é vendido em outras cores, como preto, vermelho e roxo.

O brilho faz do lamê o material perfeito para eventos de gala (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Desfiamento

O lamê é um tecido leve que desfia ao ser cortado. Para evitar um desfiamento excessivo, não o corte até que você esteja pronto para costurá-lo e tente não manusear o material mais do que o necessário. Você pode aplicar uma solução que previna o desfiamento, como termolina, mas isso pode deixar manchas. Portanto, tome cuidado para não sujar as outras partes do lamê. Dar ponto às bordas antes de costurá-las também ajudará a reduzir o desfiamento.

Embotamento das agulhas

Devido às suas características metálicas, o lamê embota as agulhas de costura rapidamente. Troque a agulha usada diversas vezes durante o seu projeto. Uma agulha cega estragará o seu tecido. Use os menores instrumentos possíveis para evitar buracos e danos ao material. O lamê também embota tesouras, então, um projeto com esse tecido pode requerer que você afie as suas lâminas com mais frequência.

Observações

O lamê pode causar comichões e incômodos ao tocar a pele, então, associar o seu projeto a tricô ou náilon pode ajudar. Como esse material é muito leve e dobrável, alguns projetos podem precisar ser endurecidos. Passe uma tela termoaderente no lamê. Você pode também experimentar tipos diferentes de telas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article