Dicas para cozimento lento de lombo de porco

Escrito por trish jackson | Traduzido por daniel tamayo
Dicas para cozimento lento de lombo de porco
Acrescente xerez para aumentar o sabor do lombo de porco (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Carne de porco nunca deve ser servida mal passada. O cozimento lento garante que ela fique no ponto e melhora o sabor ao mesmo tempo. O lombo de porco é o prato ideal para entreter, pois toda sua preparação é feita pela manhã e, quando os convidados chegarem, sua casa estará com cheiro de comida, o porco estará macio e suculento e você não terá que gastar muito tempo na cozinha.

Preparando

Se você gosta de carne de porco com aquela pele crocante, peça ao açougueiro que deixe a pele e marque-a, ou marque-a você mesmo. Para isso, corte quase completamente através da pele, em um padrão cruzado, e deixe-a na carne. Se você não gostar, tire a pele e a gordura antes de cozinhar. Comece pela manhã, se for servir no jantar. Remova o porco do congelador e lave. Corte alho fresco, salt, orégano, tomilho e pimenta para fazer uma pasta e esfregar na carne, temperando conforme desejar.

Cozinhando

Para assar o porco e selar os molhos, asse em 230° C por 45 minutos depois de colocar a carne em uma grelha sobre uma panela, com o lado da pele para cima. Reduza a temperatura para 100° C e acrescente vegetais e temperos. Retire o porco do forno de vez em quanto para colocar molhos e aumentar o sabor. Coloque um termômetro de carne na parte mais espessa da junta, próxima ao osso. Quando estiver em 76° C, a carne estará pronta. Se estiver pronta antes de você servir, reduza a temperatura do forno para 70° C e mantenha aquecida até quatro horas antes de servir.

Fazendo o molho

Quanto estiver pronto, tire a carne da panela e coloque em uma tábua. Cubra folgadamente com uma folha de alumínio para mantê-la aquecida. Coloque 1/4 xícara de xerez e duas xícaras de caldo na assadeira e coloque-a no forno. Raspe pedaços queimados do fundo da panela conforme ela for esquentando, e misture no líquido até que ele reduza pela metade. Coe vegetais e pedaços queimados da carne e descarte. Acresce 1 1/2 colher de vinagre balsâmico ou vinagre de xerez.

Servindo

Puxe a pele crocante da carne e coloque em uma panela rasa, assando a 200° C por dez minutos até que esteja crocante e macia. Corte em pedaços para servir. Corte a carne no sentido da fibra e monte com o chouriço por cima. Uma alternativa é servir a carne desfiada, já que ela estará bem macia. Sirva com arroz ou batata assada, e uma variedade colorida de vegetais. Coloque molho de maçã ou geleia de maçã em um recipiente na mesa, com uma colher, para que os convidados possam se servir conforme desejarem.