Mais
×

Dicas para cozinhar abóbora-pesçoco

Atualizado em 22 fevereiro, 2018

As abóboras são uma importante família de legumes, oferecendo altos níveis de nutrição e armazenamento confiável de longo prazo. A polpa delas varia de uma cor amarela clara até um laranja vivo e seu sabor naturalmente doce serve para pratos doces e salgados. A maioria das abóboras tem uma grande cavidade de sementes e uma quantidade modesta de polpa, a exceção é a abóbora-pescoço, também conhecida como abóbora-cheirosa, que têm um pescoço longo formado apenas de polpa e uma pequena cavidade. Ela pode ser difícil de descascar e cortar, mas sua versatilidade compensa o esforço.

A abóbora-pescoço tem uma cavidade de sementes menor do que a maioria das variedades (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Assada

Uma forma simples de preparar abóboras é assá-las. A abóbora-pescoço pode ser assada inteira e então cortada ao meio quando estiver fria o suficiente para manusear. Quando estiver quente, pode ser amassada como batatas para uso imediato, com sal, pimenta, creme ou manteiga e uma pitada de noz-moscada. Sem ser temperada, pode ser reservada para uso em sopas, ensopados, ravióli ou outros pratos. Ela também pode ser cortada ao meio para retirar as sementes ainda crua e então assada, pura ou com ingredientes saborosos, como xarope de bordo ou açúcar mascavo, tiras de presunto ou bacon e curry ou pimenta em pó.

Assada ou refogada

O açúcar natural da abóbora pode ser caramelizado assando-a ou refogando-a. Comece descascando e picando a abóbora em cubos. Refogue-a em frigideira no fogo médio até que esteja dourada, usando manteiga ou óleo de sabor neutro. Abaixe o fogo e cozinhe até que fique macia. Para assá-la, misture os cubos de abóbora em óleo ou manteiga derretida e asse em 200° C até que fique macia e bem dourada. Algumas receitas pedem que a abóbora seja coberta com açúcar ou xarope de bordo para ficar mais doce. Use a abóbora como acompanhamento ou em sopas, saladas, massas ou risoto.

Purê

A abóbora assada ou cozida no vapor pode ser reduzida a purê e usada em vários pratos. Para uma sopa rápida, faça um purê de abóbora cozida em caldo de legumes ou de frango, leite ou creme. Cominho, gengibre, xarope de bordo e curry ou pimenta em pó complementam bem o legume. Use o purê em qualquer receita que peça batata doce ou moranga, incluindo muffins, tortas e biscoitos ou pães rápidos. Misture o purê de abóbora com creme, gema de ovos, sal, pimenta e uma pitada de noz moscada e faça ravióli com massa fresca ou trouxinhas chinesas won ton. Sirva com manteiga escura (técnica beurre noisette), aromatizada com folhas de sálvia.

Dicas sobre abóbora-pescoço

Para descascar uma abóbora facilmente, primeiro mergulhe-a em água fervente por dois minutos ou leve ao forno de micro-ondas por três minutos. Para cortá-la em cubos depois de descascar, corte as pontas para que possa deixá-la em pé. Corte verticalmente de cima para baixo com sua faca mais afiada. Deixe os pedaços cortados virados para baixo e separe o pescoço da abóbora. Retire as sementes com uma colher e fatie cada um dos quatro pedaços no sentido do comprimento na largura desejada. Pegue essas tiras e corte no sentido do comprimento novamente e então corte-as em cubos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article