×
Loading ...

Dicas para curar cortes na boca de cachorros

Atualizado em 17 abril, 2017

A boa notícia sobre as pequenas feridas dentro da boca de um cachorro é que ele, normalmente, irá curá-las sozinho, sem necessidade de uma atenção especial. Cortes mais profundos ou mais graves, no entanto, precisam ser tratados por um veterinário.

Se seu cão não apresentar melhoras, consulte um veterinário (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

Objetos estranhos

Há momentos em que o comportamento de um animal de estimação indica que ele tem um corte ou lesão dentro da boca, apresentando dificuldade para comer ou arranhando a boca com a pata.

Se o seu cão estiver exibindo um comportamento como esse, e você ainda não viu sangue ou outra indicação de corte, pode ser que ele tenha um objeto estranho preso entre os dentes e a gengiva, como por exemplo, grãos de pipoca.

Se seu animal permitir, verifique a boca dele para tentar localizar a causa do problema. Se você não conseguir encontrar algo de incomum e o comportamento persistir, fale com o seu veterinário, pois seu cão pode ter uma série de outros problemas.

Se você localizar algo nos dentes do seu cão, com cuidado e gentilmente tente removê-lo. Tente primeiro com os dedos. Se essa tentativa falhar, tente com uma pinça ou um objeto pontiagudo, como a parte onde seguramos o talher.

Se você não conseguir remover o objeto, contate o seu veterinário, pois isso pode levar a uma grave infecção.

Loading...

Cortes mais severos

Quando a ferida de seu cão parecer grande ou profunda, ou o cão não deixar você vê-lo, há chances de você precisar da ajuda de um médico veterinário. Não se surpreenda se o seu veterinário colocar o seu cão sob anestesia geral para o exame. Esta é uma precaução normal, tomada apenas para garantir a segurança tanto do médico veterinário quanto do seu animal de estimação.

Alguns cortes ou feridas mais graves podem exigir um pequeno procedimento cirúrgico. A maioria dos veterinários irá fazê-lo quando o cão já estiver sob anestesia.

Você provavelmente irá receber também, uma prescrição de antibiótico para ajudar a prevenir uma possível infecção.

O perigo do uso indevido de antibióticos

Devido à possibilidade de compra de antibióticos caninos pela Internet sem receita médica, pode parecer tentador optar por esta facilidade e ainda poupar dinheiro. Este seria um ato imprudente. Não apenas por não ser a melhor maneira de curar a ferida do cão, mas também por poder haver efeitos colaterais.

Usar antibióticos indevidamente ou sem necessidade, pode fazer seu cão adoecer, apresentando sintomas como diarreia, supressão da medula óssea e surdez permanente.

Além disso, como em humanos, a administração de um antibiótico pode fazer o sistema imunológico do seu animal de estimação criar uma tolerância para aquele antibiótico em particular, tornando-se ineficaz no futuro.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...