Dicas para uma declaração de interesse

Escrito por lynne fort | Traduzido por maría echenique
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para uma declaração de interesse
Escrever uma boa declaração de interesse leva tempo e algumas edições. (writing image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Uma declaração de interesse é a melhor e, muitas vezes, a única chance que você tem para vender a si mesmo quando está se candidatando para um emprego. É por isso que é importante se destacar; isso irá ajudar a garantir que a sua declaração seja lida, e vai ajudá-lo a conseguir uma entrevista ou permanecer no processo seletivo para o trabalho. Certifique-se de ter uma carta de apresentação original adaptada para cada trabalho que você se candidatar; vale a pena tomar-se o tempo para fazer isso.

Outras pessoas estão lendo

Comprimento

A declaração de interesse não deve ser maior do que uma página. As pessoas que leem as suas aplicações não estão apenas ocupadas (muitas vezes elas vão simplesmente parar de ler depois da primeira página), mas escrever um argumento convincente de por que eles deveriam contratar você em uma página, mostra que você tem boa capacidade de organização e escrita.

Organização

Um formato geralmente bom para a declaração de interesse é começar com uma história ou anedota que chame a atenção do leitor. Por exemplo, se você está aplicando para um trabalho de contabilidade e em um cargo anterior você encontrou 30 erros nas demonstrações financeiras de uma empresa em seu primeiro dia de trabalho, essa seria uma boa anedota. É interessante, original e mostra suas habilidades como contador. Continue indicando sucintamente as suas qualificações. Fundamente por que eles deveriam contratá-lo, o que você pode fazer para a empresa que outra pessoa não pode? Finalize com suas informações de contato e um agradecimento pela consideração da empresa.

Adapte-a a eles

Não deixe que sua declaração seja lida como uma lista de suas realizações. Alguns de seus melhores resultados devem ser incluídos, mas o que os executivos da empresa querem saber é como as suas habilidades se alinham com o que eles estão tentando alcançar. Encontre uma maneira para que a sua experiência se aplique à empresa ou organização - isso mostra ao empregador que você tem pensado sobre o trabalho e está entusiasmado com o que eles fazem. Todas as empresas têm objetivos e valores; pesquise-os para se certificar de que você pode bater nesses valores em sua carta de apresentação. Por exemplo, se você está se candidatando para trabalhar em uma estação de notícias local em uma comunidade pequena e você tem experiência de trabalho em outra cidade pequena, enfatize sua capacidade de entender o seu público e para informar sobre questões que são importantes para a comunidade.

Seja original

Não existe uma carta de apresentação ou uma declaração de interesse genérica. Certifique-se de adaptá-la para a organização e o trabalho para o qual você está se candidatando. Mais uma vez, pesquise a empresa ou organização antes de se candidatar, aprenda o que é importante para eles e o que o cargo exige. Por exemplo, a empresa é conhecida por ser sustentável? Enfatize qualquer experiência de trabalho que você tem, que possa se aplicar: "Durante o meu tempo de trabalho na empresa A, eu ajudei a desenvolver um sistema mais ecologicamente eficiente para uma apresentação que resultou na utilização de 66% a menos de papel na sede da empresa. Como gerente do departamento X da organização B, gostaria de trabalhar constantemente para diminuir o uso de papel e de energia entre o meu pessoal".

Peça o trabalho

Quando você está escrevendo acerca do que você pode fazer para a empresa, escreva assim: "Como o diretor de edição da revista C, eu vou...". Isso permite à pessoa que está lendo o seu currículo saber que você tem pensado em profundidade sobre o trabalho e o que ele vai exigir. Além disso, faz você parecer mais confiante.

Edite

Peça a alguém para editar a sua carta antes de enviá-la. Há editores disponíveis através de vários sites online (consulte Referências). Essa é uma boa ideia para qualquer coisa que você escrever, mas os empregadores que leiam a sua declaração de interesse estarão olhando para erros menores e cometidos descuidadamente. Algo tão pequeno, como um erro ortográfico, pode levar a sua declaração direto para o lixo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível