Mais
×

Dicas de decoração que cabem no seu bolso

Basta usar um pouco de criatividade, misturada com inspiração e você poderá transformar sua casa
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Introdução

Há muitas maneiras de refazer a decoração de sua casa sem ter que ir à falência por isso. Basta usar um pouco de criatividade e inspiração para transformar sua casa. Você ainda poderá entreter seus convidados contando sobre suas artimanhas orçamentárias.

Uma simples camada de tinta pode transformar um ambiente
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Acrescente um tom novo

Não menospreze o poder transformador de um banho de cores. Sem dúvida é a maneira mais barata de mudar completamente o visual de uma casa. Basta uma camada de tinta fresca para ter uma casa quase nova. Opte por tons alegres, criativos e apropriados. Você precisará de quatro litros de tinta para cada 100 m². Sempre há ofertas de tinta por aí. Se tiver sorte, poderá mudar o aspecto de um espaço grande gastando pouco. Dica: os entendidos dizem que vale a pena gastar R$ 50 por uma marca melhor ao invés de optar sempre pelo mais barato. Além da camada de cor ter mais qualidade e melhor aparência, muitas vezes uma tinta de melhor qualidade rende mais.

Itens antigos dão um aspecto vintage à sua decoração
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Reduzir, reutilizar e reciclar

Vá a um local em que vendam artigos usados (existem diversos lugares deste tipo, desde uma feira de trocas até um antiquario; escolha o mais adequado para o que estiver procurando) para comprar móveis de qualidade, almofadas, peças de arte, ou enfeites meio velhos mas que podem criar uma atmosfera interessante. Se a peça que te agradou está meio gasta, velha ou precisa de um pouco de cola, melhor, vai ser mais barato! Use a criatividade! Coloque cada enfeite em um lugar ou posição em que os defeitos não apareçam tanto(se é uma almofada manchada use-a do outro lado, se é uma mesa gasta ponha em um local com menos luminosidade). Outra opção é dar uma reformada nos objetos(acredite uma mão de tinta e um pouco de cola podem fazer verdadeiras mágicas com um móvel velho, basta ser criativo e cuidadoso). Aproveite as ofertas, com um pouco de cuidado terá peças lindas, quase novas e muito originais.

Abajures novos e lâmpadas incandescentes podem revitalizar um ambiente
George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Iluminação

As vezes, para iluminar um espaço você só precisa instalar uma luz lateral nele. Procure abajures novos, baratos e alegres em lojas que tenham ofertas legais. Mesinhas de canto, tochas e mesmo lâmpadas baratas de prender na mesa dão um toque novo a qualquer lugar. Não tem dinheiro suficiente para novos equipamentos? Experimente colocar lâmpadas mais fortes ou de outra cor nos abajures que ja possue. Ou desenhe portas, janelas, aquários e vasos com lampadinhas de natal. É uma decoração legal para o ano todo.

Uma capa pode ser a salvação de um sofá velho
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Ilustração de tapeçaria

Deseja substituir esse sofá horrível e resistente, que você herdou do Tio Alberto? Não precisa gastar dinheiro comprando outro móvel, apenas escolha a tapeçaria certa. Existem telas pré-fabricadas lindas disponíveis a bons preços e você pode escolher entre uma gama de tamanhos de sofás. É impressionante ver a diferença que um tecido novo pode fazer na sua mobília velha.

Sempre-vidas compõem um lindo - e gratuito - arranjo de centro
Comstock Images/Comstock/Getty Images

Enfeites de centro quase grátis

Claro que flores frescas são uma decoração linda para sua mesa, mas há opções para quem não quer gastar muito com flores que murcham rapidamente. A mais simples é levar uma tesoura de poda e uma bolsa quando estiver passeando pela vizinhança(ou parque, ou bosque).

Você pode fazer uma linda cortina nova com apenas um pedaço de tecido
Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Cortinas econômicas e alegres

Um jogo de cortinas pode levantar o ânimo de um cômodo inteiro e para não pagar muito em uma pré-fabricada ou personalizada, você pode fazer as suas cortinas. Compre folhas coloridas ou com impressões para cada janela que você que tapar. Depois dobre cada folha de tecido no meio e corte na dobra. Faça uma costura com vinco usando o calor do ferro de passar para fazer a dobra das bordas, costure a parte debaixo na altura desejada. Abra a dobra à altura da borda do dobre superior, passe uma barra e voilá! Estão prontas elegantes cortinas novas!

É divertido criar um tapete novo
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um lindo tapete novo

Use um tapete barato mas com um padrão legal para dar vida ao seu espaço. Economize um pouco e dê um toque artesanal com um projeto caseiro e fácil que você pode fazer sozinha. Primeiro compre um lenço resistente(#8 100%) deixando 6 polegada(15 centímetros) adicionais em todas as direções(precisará encurtar-lo um pouco depois). Estique sobre uma lona impermeável e passe água quente nos dois lados, deixando secar durante 24 horas. Então faça uma dobra nas bordas(usando um ferro de passar). Finalmente, passe duas camadas de pintura látex e deixe secar, use uma tinta decorativa e bonita. Sele com Poliuretano transparente e seu tapete durará alguns anos

Tinta spray pode dar unidade a itens decorativos de estilos diferentes
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Pinte tudo junto

Para dar um aspecto legal à sua mesa junte objetos diferentes mas com uma cor parecida. Pode fazer uma mistureba de coisas que você já tem(pássaros de porcelana, chaves velhas, candelabros) ou vá às compras. Escolha uma cor de tinta spray que combine com o ambiente. Escolha tons audaciosos(como vermelho, azul turquesa, lilás) ou, se você quiser, use uma pintura metálica tom de prata ou ouro. Espere que sequem e depois coloque tudo no centro da mesa ou em um balcão lateral.