Dicas para fazer decorações de glacê durarem mais

Escrito por carolyn kay neeley | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para fazer decorações de glacê durarem mais
Decorações de glacê em um bolo de casamento (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Após gastar bastante tempo e esforço para fazer belas decorações de glacê em bolos, biscoitos e outras sobremesas, é bom que elas durem até que o doce esteja pronto para ser servido -- e às vezes, quer até mesmo manter o que sobra de uma ocasião especial, como um casamento. Felizmente, existem várias maneiras de ajudar as decorações durarem por mais tempo, do estágio de criação ao de armazenamento.

Outras pessoas estão lendo

Preparando o glacê

O melhor glacê para fazer decorações duráveis é o glacê real, apesar de poder usar fondant ou pasta americana também. Ele é feito com açúcar refinado, água e claras em neve, ou mistura em pó para merengue. A quantidade de água usada varia dependendo da consistência que se deseja, mas independentemente disto, o glacê real secará e ficará bem duro. Se estiver criando enfeites que não serão consumidos (ou seja, para uma casa de biscoitos, flores que não tocarão o bolo etc.), claras de ovos são a melhor opção, mas a mistura em pó para merengue ou um substituto para claras funcionam melhor para decorações que podem ser consumidas, já que não haverá risco de intoxicação alimentar. O glacê real pode ser saborizado com essências e/ou colorido com corantes alimentares. Entretanto, qualquer quantidade mínima de gordura ou óleo arruinará a consistência do glacê, então certifique-se de que todos seus utensílios, vasilhas, e superfícies de trabalho estejam completamente limpos.

Como usar o glacê

O glacê real é muito fácil de usar, não importando a consistência que você escolher. Glacê mais espesso pode ser espalhado ou aplicado com a ajuda de sacos de confeiteiro, enquanto que um glacê mais fino é mais adequado para pintar ou ser colocado em contornos para preencher grandes áreas coloridas. Para biscoitos, é melhor decorar diretamente sobre o biscoito e então guardá-los prontos. Ao fazer decorações para bolos ou outras sobremesas, crie os enfeites em um pedaço de papel de seda e deixe-os secar à temperatura ambiente antes de guardá-los ou colocá-los sobre o bolo. Não decore um bolo inteiro com glacê real -- ele endurece tanto que é difícil cortar ou comer o doce depois; além do mais, o gosto não fica muito bom.

Como guardar decorações de glacê

Antes de guardar os enfeites de glacê, deixe-os secar à temperatura ambiente completamente -- eles vão endurecer como confeitos. Então, coloque-os em um recipiente limpo e hermético. Decorações já secas vão durar indefinidamente se não forem expostas à umidade. Você pode congelá-las, mas sempre deixe-as descongelar em um ambiente com ar condicionado antes de colocá-las em um bolo ou outra sobremesa.

Para guardar biscoitos ou um bolo decorado com glacê real, faça isso de acordo com o tipo de alimento usado. Se ele tiver sido refrigerado, deixe os enfeites em um ambiente com ar condicionado por uma hora, embalados, para eliminar qualquer vestígio de condensação antes de apresentá-los ou comê-los -- se estiverem congelados, deixe-os descongelar por entre três a seis horas em um ambiente com ar condicionado. Para colocar decorações de glacê em um bolo que foi congelado, assegure que o bolo descongelou completamente e que qualquer umidade tenha evaporado antes de colocar as decorações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível