×
Loading ...

Dicas para decorar áreas ao redor de fogões à lenha de ferro fundido

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os fogões à lenha deixam um calor aromático dentro das casas que nem um outro tipo de aparelho moderno elétrico ou a gás deixa. Nossos ancestrais dependiam desses fogões para manter suas casas aquecidas e para cozinhar. A aparência dos fogões mudou pouco, mas a eficiência e a segurança deles melhoraram bastante. Hoje em dia, as áreas ao redor dos fogões à lenha de ferro fundido são feitas mais por questões estéticas que pela necessidade.

Tijolinhos tradicionais

O tijolo é um material muito comum usado para fazer lareiras e paredes circundantes de fogões à lenha. Em vez de fazer uma parede de tijolos sobrepostos, assente-os em forma de arco; de modo que a estrutura forme um semicírculo por cima do fogão. A lareira pode ser construída a mais ou menos 30 cm acima do piso, o que finalizaria a aparência arredondada.

Loading...

Madeira e pedra bruta

De acordo com o site Rafter Tales, os fogões de ferro fundido mais novos têm paredes à prova de fogo em todos os lados e no fundo. Contanto que o fogão seja mantido longe das paredes, conforme a distância recomendada pelo fabricante, você pode usar qualquer tipo de material para revesti-las ao redor dele. Por exemplo, um revestimento rústico de madeira complementaria a cor escura de ferro fundido de uma lareira feita de pedra bruta. Outra opção é usar pedras brutas para revestir as paredes circundantes, mas coloque-as com madeira rústica em volta.

Alternativas baratas

Use azulejos autoadesivos para fazer uma parede circundante de fogão sem gastar muito. Esse tipo de material pode ser encontrado na maioria das casas de material de construção. Eles são vendidos em cores sólidas ou com vários tipos de desenhos. Escolha os que têm apenas uma cor para combinar com a decoração do ambiente. Depois ponha um azulejo decorado com estêncil, de 30 em 30 cm, para acrescentar detalhes à parede. Se o local for escuro, use azulejos espelhados para refletir um pouco de luz dentro do quarto. Moldure os azulejos com pedaços de madeira usados para arremates. Por fim, assente mais dois ou três pedaços de granito de tamanhos diferentes. Você pode comprá-los por um preço melhor se forem resto ou como devolução em alguma loja.

Pedras de rio

Se o ambiente for o de uma casa de madeira rústica ou um chalé, use pedras de rio de tamanho médio a grande para fazer uma lareira ou uma parede circundante para o fogão. Essas pedras brutas darão um aspecto de profundidade e curvatura para a área da lareira e isso a torna uma parte chamativa da sala. As pedras de rio aquecem-se e irradiam o calor para dentro do cômodo, quase do mesmo modo que o fogão faz. Essa é uma forma de aproveitar o calor ao máximo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...