Dicas para desenhar simetricamente

Escrito por michael e carpenter | Traduzido por gabriela drumond
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para desenhar simetricamente
Um besouro é simétrico a partir da linha central de seu corpo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Um desenho simétrico tem partes idênticas espelhando uma a outra através de uma linha de simetria. Esta simetria pode ser encontrada em toda a natureza, incluindo o corpo humano, a forma das folhas e as asas de uma borboleta. Fazer arte que demonstre simetria pode ser difícil, uma vez que as duas metades através do plano de simetria devem ser idênticas. Um artista usa a prática e alguns guias úteis para desenhar imagens simétricas.

Outras pessoas estão lendo

Prática da imagem espelhada

É possível praticar simetria em desenho ao praticar com um espelho. Desenhe uma linha reta com uma régua, no eixo vertical ou horizontal. De um lado da reta desenhe metade de uma forma. Por exemplo, desenhe metade de uma cruz ou uma forma de coração. Use uma régua para ajudar a determinar as dimensões da metade que você desenhou. Use estas medições para criar a imagem espelhada da metade desenhada do outro lado da linha de simetria. Pratique usando diferentes formas, tanto aquelas com linhas retas e cantos, quanto com linhas curvas. Quanto mais prática você tem com formas básicas, melhor você será na criação de imagens simétricas mais detalhadas posteriormente.

Linhas de grade

Grades são outra forma de criar imagens simétricas. Desenhe uma grade usando marcações leves a lápis e uma régua. É importante que todas as linhas da grade estejam retas e as caixas sejam do mesmo tamanho. Se as caixas estiverem irregulares, o desenho estará também. Determine qual linha na grade é o centro ou linha de simetria para o esquema. Desenhe uma metade da imagem que você queira fazer. Use as grades como uma maneira de medir a distância a partir da linha de simetria e de avaliar o tamanho dos objetos. Uma vez que o desenho esteja completo, apague todas as linhas de grade.

Esboço livre

Esboços à mão livre podem ser usados para praticar simetria também. Use uma imagem de um objeto como um guia e desenhe à mão livre um esqueleto básico do item. Use marcações de lápis leves para criar o desenho, a maioria dessas marcas será apagada ou alterada posteriormente. Determine onde está a linha de simetria no objeto e use uma régua para desenhar esta linha. Use o esboço como um guia para adicionar imagens mais detalhadas sobre um dos lados da linha de simetria. Crie a imagem-espelho da imagem detalhada sobre o outro lado da linha de simetria.

Rostos

Rostos podem ser difíceis de desenhar e raramente são perfeitamente simétricos. No entanto, você pode praticar desenhando faces simétricas usando fotografias. Pegue uma imagem de um rosto e desenhe uma linha vertical que passe pelo centro do nariz para fazer uma linha de simetria. Corte a imagem abaixo seguindo esta linha. Junte uma folha de papel branca à imagem para desenhar o outro lado da face. No início, pode ser útil usar a técnica da grade para capturar todas as características do rosto. Quando melhorar, remova a grade e desenhe a imagem espelhada do rosto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível