Mais
×

Dicas para desentupir um vaso sanitário

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todo mundo já passou por isso. Você dá a descarga no vaso sanitário, mas não escuta o som característico indicando que tudo o que estava ali desceu. Você entupiu o vaso. Agora é hora de arregaçar as mangas, calçar um par de luvas de borracha e dar um jeito na situação. Há algumas alternativas a serem tentadas antes de chamar um encanador.

Desobstrua seu vaso sanitário sem a ajuda de um encanador (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Esvazie

O maior erro que a maioria das pessoas comete ao tentar desentupir um vaso sanitário é não retirar o excesso de água. Providencie um balde e um copo descartável e use-os para remover o máximo de água possível, deixando apenas o suficiente para cobrir o conteúdo sólido.

Utilize um desentupidor

Introduza um desentupidor no vaso sanitário de forma que a abertura de borracha cubra completamente a saída do cano. Faça o movimento de sucção do desentupidor de 15 a 20 vezes seguidas. As compressões movimentam a água, emitindo fortes ondas de pressão para dentro do cano que muitas vezes são suficientes para expelir o que estiver obstruindo-o.

Introduza um objeto fino

Se a tentativa de desobstruir o vaso com um desentupidor não der certo, existe uma outra opção. Você vai precisar de um arame ou uma broca. Estes itens podem ser encontrados em lojas de artigos domésticos, de jardinagem ou de equipamentos, e é muito útil tê-los sempre à mão. Insira o utensílio no vaso sanitário até senti-lo tocar o corpo causador do entupimento. Continue enfiando o objeto até perceber o corpo se deslocar liberando a passagem da água e, em seguida, puxe o arame ou broca de volta.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article