×
Loading ...

Dicas para fazer uma dinâmica de abertura em reuniões de equipe

Atualizado em 17 abril, 2017

Encarregar-se de uma reunião de equipe com empregados ou membros de um projeto pode ser uma tarefa difícil. Torne as reuniões de equipe mais agradáveis, criando uma dinâmica para a abertura antes do início dos debates. As dinâmicas desse tipo, também conhecidas como "quebra gelo", servem de forma positiva e estimulante para conseguir que os membros da equipe se envolvam uns com os outros. Crie uma ligação e intimidade profissional, preparando uma dinâmica de abertura que será divertida para todos os envolvidos.

Coloque o grupo em sintonia organizando uma dinâmica de abertura antes da reunião da equipe (David Woolley/Digital Vision/Getty Images)

Perguntas

Reúna todos em um grupo ou em um círculo e comece com um ponto em comum para quebrar o gelo. Escolha perguntas como: "Qual é o seu programa de TV preferido?" ou "Onde você foi criado?". Deixe os participantes responderem individualmente às perguntas, dando tempo para o debate entre os membros da equipe caso eles encontrem alguma coincidência. Esse exercício apontará para interesses em comum ou ajudará a reforçar laços entre os membros da equipe que já trabalham juntos. Outra ideia é fazer cinco perguntas, pedindo que todos escrevam suas respostas e depois compartilhá-las com o grupo.

Loading...

Duas verdades e uma mentira

Se a equipe tiver menos de 20 pessoas, recomenda-se utilizar essa brincadeira para fazer uma dinâmica de abertura. Todo mundo terá a vez de falar duas coisas verdadeiras sobre si mesmo e uma mentira. O grupo deve escolher qual declaração é a falsa. Os participantes devem deixar a mentira o mais próximo da verdade, sem extrapolar com uma declaração totalmente sem sentido. Cada pessoa deve escrever qual será a mentira e as razões da escolha.

Varinha mágica

Finja que alguém do grupo tenha acabado de encontrar uma varinha mágica, dotada de poderes mágicos para mudar três coisas em si mesmo. Passe a varinha para cada pessoa, assim cada um terá a chance de dizer o que mudaria sobre si mesmo. À medida que a pessoa falar os seus desejos em voz alta, debata com ela o porquê da mudança ser ou não importante. Encoraje-os a compartilhar as mudanças que eles gostariam que acontecessem na equipe ou no ambiente de trabalho. O objetivo dessa atividade é mostrar a todos na sala que algumas frustrações não são apenas comuns, mas compartilhadas entre a equipe.

A entrevista

Divida o grupo em pares, com parceiros que conhecem muito pouco um do outro. Prepare um folheto antecipadamente com 20 questões. Coloque a dupla de frente um para o outro e cronometre essa atividade para 15 minutos. As perguntas devem ser relacionadas a trabalho, família, passatempos, atividades feitas fora do trabalho, viagem e lazer. Depois que o tempo acabar, reúna o grupo e coloque as duplas para apresentarem o parceiro para o grupo; usando apenas informações novas e deduzidas de seus parceiros.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...