Mais
×

Dicas de entrevista para objetivos profissionais de longo prazo

Em uma entrevista de emprego, não há uma resposta correta à pergunta sobre os seus objetivos profissionais de longo prazo. No entanto, quanto mais "focado e centrado no empregador você for, melhores as chances de que a entrevista corra na direção certa para você", diz Carole Martin em um artigo sobre metas de longo prazo para a página de internet Monster, especializada em aconselhamento de carreira e recrutamento. É importante reconhecer que o empregador está perguntando sobre suas ambições profissionais de longo prazo para avaliar como seus objetivos complementam as necessidades da empresa. Responda com base nisso.

Seus objetivos profissionais devem complementar as necessidades da empresa (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Compromisso

O gerente de recursos humanos realmente quer saber se você tem a intenção de construir uma carreira de longo prazo na empresa. Dizer que você pretende voltar a estudar ou mudar de área de atuação são sinais de alerta para o potencial empregador. Em vez disso, procure ressaltar que você gostaria de se envolver com o crescimento da empresa ou que você gostaria de criar relacionamentos sólidos com os clientes, enfatizando que suas metas pessoais estão alinhadas com as da empresa.

Suas metas pessoais devem estar alinhadas com as metas da empresa (Kim Carson/Photodisc/Getty Images)

Ambição

Quando grupos de entrevistadores perguntam sobre os seus objetivos de longo prazo, eles estão tentando identificar se você tem o foco e a determinação que a empresa procura. A resposta ideal demonstra ambição e motivação sem visar um cargo. Em vez de responder "quero o seu emprego", concentre a sua meta em potenciais oportunidades dentro da empresa ou nas formas como você gostaria de ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos. Por exemplo, "eu espero me envolver em atividades de liderança que levem à expansão da empresa no mercado global".

Expectativas realistas

Ao perguntar sobre os objetivos profissionais de longo prazo, o recrutador pode observar se as metas gerais do candidato são muito específicas. O empregador quer saber se as suas ambições profissionais têm um foco específico ou concentram-se exclusivamente em um nicho de mercado que a empresa não tem interesse em explorar. Em vez de incluir uma atividade específica em sua resposta, como por exemplo, "eu quero ser o gerente regional de vendas e de marketing de mobiliário doméstico", concentre-se em um departamento ou função abrangente na empresa e dê respostas mais amplas, como "eu espero incorporar conhecimentos sobre vendas e marketing e gostaria de desenvolver habilidades gerenciais nessas áreas".

Preparação

O grupo de entrevistadores quer saber se você está bem preparado para a entrevista. Isso quer dizer que você deve fazer uma pesquisa sobre a empresa, sua missão, metas e atividades. Ao perguntar sobre seus objetivos profissionais de longo prazo, o entrevistador quer saber se você procurou saber sobre potenciais planos de carreira dentro da empresa, se você está ciente dos valores e objetivos da empresa e sobre como estes se alinham com os seus próprios objetivos profissionais. Conheça a empresa lendo artigos de notícias relevantes, pesquisando a sua página de internet e conversando com pessoas que trabalhem ou que já tenham trabalhado lá. A partir daí, incorpore as informações relevantes a suas respostas ao falar sobre seus objetivos profissionais. Prepare-se para a entrevista encenando uma falsa entrevista com um amigo e treine. Fale sobre os seus objetivos, suas metas profissionais e onde você gostaria de estar em cinco anos. Repita até você se sentir à vontade para responder sobre seus objetivos profissionais de longo prazo.

Treine para a entrevista com amigos (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article