Dicas para entrevista de professores dos anos iniciais

Escrito por aisha nicole anderson | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O processo de entrevista para qualquer cargo pode ser assustador, mas a entrevista específica para a carreira de professor dos anos iniciais pode ser uma experiência intimidante se você não sabe o que esperar. Entretanto, se o professor tiver alguma noção das perguntas que serão feitas na entrevista, ele chegará preparado e confiante, fazendo com que tudo corra muito bem.

Outras pessoas estão lendo

Básico

Como em qualquer entrevista, um professor deve chegar no horário correto e vestir-se de maneira profissional. No caso de uma entrevista para o cargo de professor dos anos iniciais, é necessário levar seu portfólio. Nele, deverá conter: o currículo, cartas de recomendação, grades curriculares, cópias de certificados, planos de aula, ideias para centros de aprendizagem, fotos de sua sala de aula ou de salas de aula que você tenha ajudado a montar, além de amostras de trabalhos de alunos, se possível. É importante que o entrevistador seja capaz de obter informações sobre o tipo de professor que o futuro funcionário será e o que o diferencia de outros candidatos. Seu portfólio ajudará a dar uma percepção.

Muitas escolas começaram a exigir que seus candidatos realizem aulas demonstrativas, ou mini-aulas, como parte do processo de seleção. O entrevistador normalmente solicita essa tarefa com antecedência, para que o professor possa se preparar, mas é uma boa ideia já ter uma aula pronta, se for o caso.

Pontos-chave

Durante a entrevista, os professores dos anos iniciais devem estar preparados para discutir habilidades importantes e necessárias: gestão e planejamento em sala de aula e ensino diferenciado.

Esses professores devem ter uma rotina diária no local de trabalho, a fim de tornar o dia mais agradável para os alunos. Isso inclui centros de aprendizagem, atividades e muito planejamento. Como um professor dos anos iniciais, pense em como lidar um dia inteiro com seus alunos, sem intervalos, exceto para o recreio. Durante sua entrevista, esteja preparado para explicar o que fará. As instituições de ensino se interessam em saber como os professores lidarão com as situações que, porventura, possam ocorrer.

Diferenciar o tipo de trabalho em sala de aula (ensinando as crianças de acordo com suas necessidades e estilo de aprendizagem) também deve ser um tema abordado na entrevista. Caso o entrevistador não mencione essa situação, qualquer professor que almeje turmas nos anos iniciais deve achar uma brecha na entrevista para incluir essa questão, que com certeza será abordada quando se discutir a gestão. Os conhecimentos em ensino diferenciado e estilos de gestão podem ser um fator decisivo para saber se o professor conseguirá ou não o cargo pretendido.

Perguntas mais frequentes

De acordo com o site resumes-for-teachers.com, há oito questões comumente abordadas durante a entrevista:

  1. O que você pensa sobre o ensino em equipe?
  2. Quais são suas maiores qualidades?
  3. Qual é sua maior fraqueza?
  4. Imagine uma entrevista para um professor do primeiro ano do ensino fundamental em que o entrevistador solicita: "Descreva a aparência física de sua sala de aula."
  5. Por que você quer trabalhar para a nossa instituição de ensino?
  6. Como você lida com a disciplina em sala de aula?
  7. Como você descreve um diretor de sucesso?
  8. Você tem alguma pergunta para nós?

Isso lhe ajuda a conhecer algo sobre a escola que irá entrevistá-lo. Praticar ou ter uma resposta em mente para essas perguntas pode tornar um pouco mais fácil o processo de entrevista.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível