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Dicas para entrevistas em atendimento ao cliente

Representantes de serviços de atendimento ao cliente atuam como um elo valioso entre a empresa e seu mercado-alvo. Eles são responsáveis ​​por investigações feitas pelos clientes e são treinados para oferecer soluções para todos os problemas que os clientes possam enfrentar. Embora a maioria das tarefas de atendimento ao cliente seja feita por telefone em call centers, alguns trabalhos podem exigir que um representante do serviço ao cliente interaja com os clientes via e-mail, fax ou pessoalmente. Estatísticas relatam que 2,3 milhões de postos de trabalho de serviço ao cliente foram oferecidos em 2008, e esta está classificada entre as profissões que mais crescem.

Dicas de entrevistas para atendimento ao cliente (call-center image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Pesquise sobre a empresa

Quando se vai para a entrevista, quer que o entrevistador tenha a impressão de que você é bem versado sobre os objetivos e metas da empresa. Visite o site da empresa e procure dados e recursos importantes. Pesquise a taxa de crescimento da empresa, o mercado-alvo e como você pode se relacionar a ele. Mostre que você é a ponte de excelência entre o produto e o cliente.

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Aparência apresentável

Vista-se com um terno limpo e bem passado. Mande seu terno para lavar a seco, se necessário. Traga uma gravata ou camisa sobressalente, caso fique com alguma mancha em suas roupas. Uma pasta de couro dá um toque de classe a qualquer traje profissional. Traga currículos recentes, prêmios ou documentos que destacam suas conquistas, em um envelope pardo dentro da pasta. Apresente as credenciais que mostram ao entrevistador que você é uma pessoa única e trabalhadora.

Primeira impressão

Assim que chegar, apresente-se agradavelmente para a recepcionista e avise-a que você está lá para uma entrevista. Seja educado e confiante com todos que encontrar. Empregadores interessados, às vezes, pedem ao recepcionista, ou a qualquer pessoa com quem você pode ter interagido, a opinião deles sobre você. Quando se sentar para a entrevista, certifique-se de oferecer um aperto de mão e um sorriso. Agradeça ao seu empregador pela chance de ser entrevistado.

Esteja informado e preparado

Conforme a entrevista avança, você pode se deparar com perguntas hipotéticas. Elimine a ambiguidade respondendo à pergunta e se atendo com fatos quantitativos e qualitativos. Confie na sua experiência para responder à pergunta completamente. Certifique-se de ficar relaxado, mas competente e confiante ao responder. Fala com uma voz firme. Quando o entrevistador perguntar sobre futuras aspirações na carreira, responda à pergunta honestamente. Tenha uma determinada posição em mente do que gostaria de obter no futuro. Um trabalho de serviço ao cliente exigirá uma disposição para assumir responsabilidades, a capacidade de ser flexível e habilidades de comunicação excelentes. Comunique ao empregador que você está apto para essas tarefas e que fará um bom trabalho.

Por que você deixou seu último emprego?

"Por que você deixou seu último emprego?" é uma pergunta comum, mas geralmente é respondida incorretamente. A maioria das pessoas pode não saber como responder a essa pergunta porque teme que eles possam expor uma fraqueza. Seja honesto e se atenha aos fatos. No entanto, é perfeitamente correto dizer que visualizou que as coisas não estavam indo bem entre você e seu último empregador no longo prazo.

Acompanhamento

Envie uma nota escrita ao seu potencial empregador no mesmo dia da entrevista, expressando o seu agradecimento pela oportunidade. Na nota, também certifique-se de apontar todos os aspectos de negócios mais importantes e como pode melhorá-los. Conclua a nota dizendo que gostaria de ter notícias dele novamente. Uma nota de acompanhamento irá diferenciá-lo de outros entrevistados.

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Referências

Recursos

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