Dicas para entrevistas de emprego: O que dizer sobre si mesmo

Escrito por laura agadoni | Traduzido por evelyn lima
Dicas para entrevistas de emprego: O que dizer sobre si mesmo
Entrevistas de emprego podem ser intimidadoras, mas com algumas dicas simples você conseguirá dar o melhor de si (Creatas/Creatas/Getty Images)

Algumas pessoas possuem currículos bastante impressionantes para o emprego a que concorrem, porém, se não souberem comunicar suas habilidades ou causar uma boa impressão durante a entrevista de emprego, talvez sejam rejeitados. Entrevistas de emprego podem ser intimidadoras para a maioria das pessoas, mas, se você se preparar para algumas das possíveis perguntas e tiver confiança sobre o que dizer para causar uma boa impressão, suas chances de conseguir o emprego aumentarão.

Como falar

A ansiedade frequentemente nos impede de relaxar. No caminho para a entrevista, execute algumas técnicas de relaxamento respirando fundo. Inspire pelo nariz e expire lentamente, por 10 vezes seguidas para relaxar.

Descubra o nome do seu entrevistador antes de encontra-lo, e aprenda a pronuncia-lo corretamente. Entrevistas geralmente começam com uma pequena conversa. Esteja preparado para responder a algumas questões gerais, por exemplo, sobre como foi o caminho até o local. Não se alongue demais nas respostas, nem conte histórias negativas.

Tente usar o mesmo tom que o entrevistador. Se ele for formal, seja também. Se ele for mais relaxado e quiser conversar, esteja aberto a isto. Apenas tome cuidado para não parecer informal demais, contar piadas ou falar muito. Ouça as perguntas e vá direto ao ponto.

É importante responder às perguntas. Se você não entender alguma delas, peça uma explicação ao entrevistador. Não divague esperando responder à pergunta certa. É melhor esclarecer-se. Uma vez respondida a pergunta, pare de falar. Se houver silêncio, não é seu trabalho preenche-lo. Espere que o entrevistador diga ou pergunte algo. Nunca o interrompa. Aguarde até que ele termine de falar, pense em sua resposta e prossiga.

O que falar

Uma questão comum que seu entrevistador irá colocar é pedir-lhe que conte algo sobre si mesmo. A melhor maneira de responder a esta pergunta irá exigir de você um pouco de pesquisa sobre a companhia e o emprego, pois visa a dizer como você se encaixaria neste contexto. Você deverá contar ao entrevistador sobre as habilidades e experiências relevantes para o emprego ou o que o motiva. Ao fazer-lhe esta pergunta, o entrevistador não quer saber quantos filhos ou animais de estimação você possui.

Caso lhe seja perguntado quais são seus pontos fortes e fracos, dê exemplos específicos. Por exemplo, caso esteja se candidatando a um emprego na área de vendas e já houver trabalhado com isto antes, conte sobre um sucesso específico logrado por você. Escolha habilidades que você use e traduza-as na maneira como elas o auxiliarão profissionalmente. Por exemplo, se for mãe e dona de casa, conte como você era organizada com as atividades das crianças. Fale também sobre suas fraquezas. Isto mostra que você tem auto-crítica. Revele a característica, como impaciência, mas conte como hoje em dia você espera 24 horas antes de ceder a ela, por exemplo.

Quando o entrevistador lhe perguntar por que você deixou seu emprego anterior, nunca comente razões negativas. Em lugar disto, diga talvez que você está em busca de maiores responsabilidades, ou use o que você sabe sobre a companhia a que você está se candidatando para mostrar por que ela é mais apropriada para você.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível