Dicas de como escrever um documento de reflexão

Dicas de como escrever um documento de reflexão

writing image by sasha from Fotolia.com

Um documento de reflexão pode ser escrito em um pedaço designado de leitura, uma palestra ou uma experiência, como um estágio ou trabalho de voluntariado. Um documento de reflexão provavelmente vai ser melhor esclarecido pelo professor ou professora que o atribuiu a você. No entanto, para a maioria, um documento de reflexão cita suas reações, sentimentos e análise de uma experiência de uma forma mais pessoal do que em uma pesquisa formal ou ensaio analítico.

Pensamentos e reações

Ao escrever um documento de reflexão sobre a literatura ou outra experiência, a intenção é incluir seus pensamentos e reações à leitura ou experiência. Você pode apresentar seus sentimentos sobre o que você leu e explicá-los. Você também pode usar um documento de reflexão para analisar o que você leu. Como qualquer outro papel ou ensaio, deve ser coerente e se referir diretamente à passagem específica ou citação no material que inspirou este sentimento. Você pode incluir a experiência pessoal em um documento de reflexão, mas não depender disso; baseie suas reações e reflexões sobre o material que é o seu assunto.

Não resuma

Não use um documento de reflexão simplesmente para resumir o que você leu ou fez. Além disso, um documento de reflexão não deve ser um livre fluxo de ideias e pensamentos. A ideia de um documento de reflexão é a de escrever um ensaio descrevendo suas reações e análises para uma leitura ou outra experiência, no entanto, é mais formal do que uma entrada de diário, para deixar de fora linguagem e forma informal.

Organize seus pensamentos

Um documento de reflexão deve ser tão organizado quanto qualquer outro tipo de ensaio formal. Inclua uma introdução, talvez uma que descreva as suas expectativas antes da leitura ou da experiência. Você também pode querer resumir as conclusões que você tirou durante o processo. O corpo de seu papel deve explicar as conclusões que você tirou e o motivo, baseando suas conclusões em detalhes concretos de sua leitura e experiência. Termine o documento com uma conclusão que resume o que você entendeu a partir da leitura. Você pode querer se referir a suas conclusões em relação às suas expectativas ou chegar a alguma outra conclusão ou análise sobre o texto ou experiência à luz de seus sentimentos e reações.

eHow Brasil
×