Mais
×

Dicas para evitar ser roubado em eventos de grande porte

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Introdução

Diversão é algo sumamente importante para o ser humano. Ir a shows, feiras, festas e discotecas é uma maneira de renovar as pilhas que descarregamos no dia-a-dia com trabalho e stress. E é uma forma de sair da rotina. Mas onde tem muita gente, também têm aqueles que querem se dar bem encima dos outros. Portanto é sempre bom ficar muito atento e tomar uma série de cuidados. Dessa forma, você aproveita sua vida sem ter dores de cabeça, ou pelo menos ameniza eventuais problemas. Veja como se prevenir de roubos e furtos em eventos de grande porte. É só clicar na flecha ao lado da foto para ir para a primeira dica.

Comstock/Comstock/Getty Images

Esteja atento

Pode parecer um pouco clichê, mas é a mais pura verdade. Muitas vezes, por estarmos em boa companhia, ou até mesmo distraídos, deixamos de prestar atenção ao que nos rodeia. E é justamente neste momento que os malandros se aproveitam para levar qualquer objeto de valor à tiracolo, seja dinheiro, celular ou até mesmo algum objeto pessoal, como uma blusa ou outras coisas avulsas. E cuidado com a carteira que está à vista no bolso de trás da calça. Aqui vale a máxima: “Todo cuidado é pouco”. Se possível não facilite e não ande com objetos de valor à mostra, como correntes, celulares, anéis, brincos, relógios de pulso, etc. Vale lembrar que, no geral, eles nunca atuam sozinhos. Sempre existe alguém mais olhando de longe a ação, para qualquer eventualidade.

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Desconfie de estranhos

Anda circulando pela internet um email com o título "baladas". Nele está descrito como agem os "estranhos". Em um momento de descuido seu, eles se aproveitam e colocam algum tipo de droga em sua bebida. A consequência disso pode ser desde roubo de carteira até abuso sexual. Algumas dicas para se sair bem numa situação dessas: não aceite bebida de estranhos; tome conta do seu copo; na hora de ir embora, volte com seus amigos; caso o motorista do grupo esteja embriagado, vale a pena voltar de táxi, ou ligar para seus pais; em caso de tumulto ou briga, o melhor a fazer é se retirar do local.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Cuide do seu dinheiro

Então, você está se divertindo, mas resolve comprar alguma coisa para comer ou beber. Tenha sempre em mente que eles estão de olho em tudo, não deixam escapar nada. Evite tirar sua carteira do bolso, mas se realmente isso for necessário, abra o menos possível. E tente não mostrar seu conteúdo. O melhor neste caso seria separar o dinheiro em diferentes bolsos para não deixar as notas à mostra. Caso você pague as suas contas com cartão de crédito, também é bom tomar cuidado. Nunca sabemos de onde vem o perigo. Fique sempre de olho aonde levam seu cartão de crédito e como fazem uso dele, quando não está em seu poder.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Não ande só

A probabilidade de você ser assaltado enquanto está sozinho é muito maior do que se você estiver em um grupo grande de amigos. Sozinho você é um alvo muito mais fácil. Por isso, procure não ir sozinho a shows, estádios, festas de rua, etc. Caso você vá se encontrar com seus amigos apenas no local, priorize lugares movimentados e principalmente com seguranças por perto. Melhor ainda seria se encontrar em um local diferente de onde vão, para depois irem todos juntos. Dessa forma não só facilita o encontro entre você e seus amigos, mas o faz de maneira muito mais segura.

Comstock/Comstock/Getty Images

Eventos em família

Você resolveu sair com sua mulher e seus filhos para um passeio. Seja um show infantil, um parque de diversões ou uma atração em uma praça da cidade, as crianças sempre serão alvos mais fáceis. Elas são ingênuas e não conhecem os perigos da vida cotidiana. Por isso, tenha atenção redobrada com os pequenos. Esteja sempre por perto e é muito melhor andar, pelo menos, de mãos dadas com elas, do que deixá-las muito soltas. Assim, você evita qualquer risco. Explique a elas sobre alguns perigos e o que fazer caso se percam, mas não as assuste, pois isso pode acabar estragando um passeio legal e divertido.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Cuide do seu veículo

O momento de estacionar é sempre um dilema. Geralmente os locais estão cheios e dificilmente se consegue alguma vaga boa. O mais seguro é procurar um estacionamento particular. Porém, existem muitos "valet" que estacionam os carros em qualquer lugar, como ruas escuras, com grandes índices de roubos, etc. Procure averiguar antes de sair de casa o estacionamento mais próximo e veja na internet a reputação do lugar. Também não deixe seu carro na rua com os famosos “flanelinhas”. Eles cobram caro e, acredite, se o seu carro for roubado, eles não entrarão em cena. Antes de sair de casa, tire do carro todos os objetos de valor que possam atrair a atenção de ladrões, seja na rua ou mesmo em estacionamentos. E na saída do evento, estão proibidos os namoros e bate-papos no automóvel. Você e sua companhia poderão ser alvos fáceis de ladrões nessa situação, portanto evite problemas.

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Shows e aglomerações

Sempre que for a um show, ou à balada, é importante tentar conhecer o máximo possível do lugar. Se você não conhece o ambiente em questão, não hesite: pergunte. Saber onde é a saída de emergência, posto médico ou policial é fundamental, caso aconteça alguma coisa. Evite beber demais, e se mantenha sempre hidratado. Caso queira continuar bebendo, vale a pena seguir o conselho: entre um copo e outro de álcool, tome um copo de água. A probabilidade de acontecer algum acidente em um grande evento é muito grande, portanto dê preferência a lugares afastados e não tão perto da banda. Outra dica que vale a pena é: leve somente o dinheiro que vai usar e, se possível, apenas a cópia do seu documento de identidade.

Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images

Brigas e tumultos

Onde tem muita gente, quase sempre tem confusão. E onde tem confusão, existe o perigo. Quando estiver em um grande evento e perceber que uma confusão está prestes a acontecer, o melhor a fazer é se retirar o quanto antes. Caso não seja possível sair do local, se afaste e procure algum lugar para se esconder. Ficar no meio da pista só fará com que você, de uma forma ou de outra, participe da confusão. Se possível, avise os seguranças ou as autoridades responsáveis pela ordem do local.

Brendon Thorne/Getty Images Entertainment/Getty Images

Carnaval

É fundamental tomar muito cuidado durante a folia. Segundo a polícia, muitas pessoas levam uma série de documentos que não são necessários para nada, como: certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, título de reservista, entre outros. Andar com estes documentos para pular Carnaval só trará mais dor de cabeça no caso de um possível roubo. Portanto, procure levar somente o necessário. Melhor ainda será sair com uma cópia da sua identidade, guardada no bolso da frente e estar sempre circulando em grupos. Além disso, deixe a máquina de fotografar em casa. Se puder, troque o chip do seu celular e coloque-o em um aparelho mais simples, pois nestes eventos é muito comum o furto de smartphones. Porém, é importante levar o celular, pois ele poderá ser muito útil caso você se perca ou precise fazer uma ligação de emergência.

David De Lossy/Valueline/Getty Images

E se não for comigo?

Provavelmente, você já deve ter visto alguém ser assaltado. Mas o que fazer neste momento? Se envolver enquanto a pessoa é assaltada só irá piorar a situação, que já é bastante complicada. O melhor a fazer é chamar os policiais e prestar ajuda ao assaltado, depois de tudo acontecido. Você pode ficar para testemunhar, quando as autoridades chegarem. E assim, facilitar o trabalho para encontrar o assaltante. Não tente afugentar o assaltante, pois ao se assustar ele pode ferir você e a vítima. Todo cuidado é pouco.

Tom Shaw/Getty Images Sport/Getty Images

Estádio de futebol

Ir ao estádio e ver o seu time do coração jogar pode ser um excelente programa de meio ou de fim de semana. Mas é preciso tomar certos cuidados. Algumas pessoas costumam se aproveitar deste momento para roubar os outros. Dê preferência a ir a pé ou, se for de carro, estacione longe e em um lugar realmente seguro, conforme já falamos. Não ir com a camisa de seu time também ajuda, assim você não chama a atenção da torcida adversária e passa despercebido. Evite entrar em contato com pessoas que não conhece e quando procurar por ajuda, pergunte aos policiais ou às pessoas devidamente uniformizadas.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Festas eletrônicas

Geralmente neste tipo de evento existem muitas pessoas consumindo diversas substâncias, lícitas ou ilícitas. Fique atento e não perca sua lucidez. É ela quem vai lhe ajudar a discernir o que é melhor ou não para você. Alguém pode se aproveitar da sua falta de lucidez para roubar você, sem que se dê conta do que está acontecendo. A melhor opção é se cuidar, não se exceder no consumo de bebidas e procurar se divertir sempre em grupos de pessoas que você conhece. Não queira fazer amizades no momento. Isto pode ser prejudicial.