×
Loading ...

Dicas para extrair óleo de cascas de frutas

Atualizado em 20 julho, 2017

Alguns dos usos mais comuns para óleos essenciais são em aromatizadores de ambiente, loções e para aromaterapia. Muitos spas vendem estes óleos, mas você também pode extraí-los em casa a partir das cascas de toranjas, limões, limas e laranjas. Os óleos cítricos tem sabor delicioso e também auxiliam no alívio do estresse e da depressão com os seus aromas calmantes. Os óleos cítricos podem ser usados para combater a acne, laringite e podem reduzir a celulite aparente. Suas propriedades terapêuticas adicionais incluem o uso antiviral, sedativo e muito mais.

Os óleos de cascas de frutas cítricas têm inúmeras aplicações terapêuticas, culinárias e de beleza (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Métodos de extração

A prensagem a frio é o melhor método para extração de óleos de cascas de frutas cítricas. Ele consiste em aplicar pressão às cascas de frutas cítricas, de modo a abrir as glândulas de óleo sob a superfície das cascas. Ao contrário da extração por destilação, a prensagem a frio ocorre em temperatura ambiente, sem necessidade de uma fonte extra de calor. Os óleos cítricos respondem mal a outros métodos de extração, pois o calor danifica as propriedades químicas dos óleos e cria odores indesejáveis. O óleo de limão representa a única exceção a essa regra: tanto a destilação a vapor ou a prensagem a frio funcionam bem para este tipo de óleo.

Loading...
As glândulas de óleo estão localizadas no epicarpo, logo abaixo da superfície da casca (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Prensagem manual

Corte a fruta ao meio e retire a polpa. Mergulhe as cascas em água morna. Vire as cascas de dentro para fora, apertando-as com a mão sobre uma esponja esterilizada que absorva o óleo. Vire as cascas prensadas com o lado de fora para cima para que a esponja absorva todo o óleo residual. Torça a esponja para retirar o óleo. Para remover as partículas de casca e outras impurezas, passe o óleo em uma peneira fina. Coloque o óleo em recipientes de vidro escuro. Armazenado em um local fresco e escuro, o óleo vai durar por seis meses.

Como não há óleo na polpa, ela pode ser comida ou usada para fazer sucos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dicas adicionais para prensagem

Para agilizar o processo de prensagem manual, perfure as glândulas de óleo das cascas usando um cutelo de carne ou de outra ferramenta afiada antes da prensagem. Da mesma forma, ralar as cascas de frutas cítricas também é eficaz para abrir as glândulas de óleo. Assim que terminar, faça a prensagem manual das cascas raladas para extrair o óleo. Esteja ciente de que a prensagem manual, é um processo lento e trabalhoso, com pouco rendimento de óleo por fruto. Por esta razão, as fábricas modernas de extração de óleo usam máquinas de grande escala para um processo mais eficiente.

Medidas de segurança

Muitos óleos cítricos provocam um aumento da sensibilidade ao sol. Se usar estes óleos em áreas externas eles devem ser bastante diluídos. Não esqueça também de usar roupas protetoras além de protetor solar. Da mesma forma, adicionar estes óleos a bronzeadores não vai melhorar o bronzeamento, resultando apenas em queimaduras. Antes do uso, teste o óleo diluído em uma pequena área da pele na parte interna do seu punho ou cotovelo. Deixe a área descoberta e não a lave por 24 horas. Se ocorrer irritação, interrompa o uso.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...