Dicas de feng shui para o design de um restaurante

Escrito por melanie j. martin | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de feng shui para o design de um restaurante
O design do feng shui pode ajudar os hóspedes a desfrutar de sua experiência e voltar novamente (restaurant. image by Igor Zhorov from Fotolia.com)

O "feng shui" tem muito a oferecer a restaurantes, ajudando os proprietários a criar um ambiente equilibrado e convidativo. Um design cuidadoso ajuda os clientes a relaxar, incentivando-os a ficar mais tempo e voltar outras vezes. Restaurantes diferentes criam tipos diferentes de ambiência, desde o estilo da moda até o familiar, e todos podem usar os princípios do feng shui.

Outras pessoas estão lendo

Porta de entrada

A porta de entrada deve transmitir cordialidade e abertura, permitindo o fácil acesso a todos os clientes. Como diz o site Spirit of Design (Espírito do Design), a porta de entrada é a Boca do Qi, que extrai de dentro a energia da força vital. Assim, uma área de espera confortável, com um amplo salão para outros clientes entrarem e saírem do edifício, cria uma primeira impressão poderosa. Todavia, ela deve ser separada do espaço principal de jantar para criar uma zona de transição, assim, os novos clientes não sentirão que todos os estão observando, diz Sally Fretwell, em "Feng Shui: Back to Balance" (Feng Shui: De Volta ao Equilíbrio, em tradução livre). Decore a porta de entrada com obras de arte ou outros itens interessantes que se adaptem ao tema do restaurante, sugere o site Spirit of Design.

Leiaute

O leiaute também deve criar a sensação de abertura, com corredores largos o suficiente para que as pessoas se movimentem pelo restaurante sem perturbar os demais. Distribua também as mesas de modo que as pessoas possam andar facilmente até os toaletes ou a saída sem circular por um labirinto. Da mesma forma, na cozinha, certifique-se de que as pessoas tenham amplo espaço para trabalhar com segurança e bem-estar e sempre faça da segurança uma prioridade. Além disso, todo o leiaute do restaurante deve transmitir um senso de equilíbrio, diz Regina S. Baraban e Joseph F. Durocher, em "Successful Restaurant Design" (Um Design Bem-sucedido de Restaurante, em tradução livre). Um edifício bem simétrico e um ambiente ao ar livre devem manter esse equilíbrio.

Acústica

Em muitos restaurantes, as pessoas precisam se esforçar para ouvir umas às outras, o que não cria um ambiente harmonioso. Use estratégias como salas menores que dão em outras ou grandes tapeçarias de parede para absorver os sons e permitir a fácil comunicação.

Cores

Cores quentes, como laranja, vermelho e rosa, estimulam o apetite e a conversação, diz Fretwell. Também criam um ambiente acolhedor que ajuda as pessoas a se sentirem relaxadas. Segundo Lillian Too, em "Lillian Too's Easy-to-Use Feng Shui" (O Feng Shui Fácil de Usar de Lillian Too, em tradução livre), cores azuis, assim como elementos aquáticos, como fontes, incentivam as pessoas a consumir mais álcool. Considere como isso se relaciona às suas prioridades, minimizando ou maximizando esses elementos conforme desejável.

Iluminação

A iluminação suave aumenta a sensação de conforto e aconchego que as cores quentes criam. Um restaurante que aplique os princípios do feng shui deve usar iluminação com um brilho suave, mas que permita que as pessoas se vejam e vejam também o ambiente. Velas criam um clima romântico, iluminando ao mesmo tempo o ambiente imediato, que pode criar uma sensação confortável de semiprivacidade.

Outros elementos

Espelhos bem colocados e obras de arte podem contribuir para a ambiência de um restaurante. Certifique-se de que os espelhos reflitam um cenário agradável e considere seu uso para criar o efeito de uma sala maior. Obras de arte que representem cenas de pessoas em interações felizes criam um ambiente acolhedor, diz Fretwell. Escolha sempre elementos que correspondam ao estilo do restaurante em particular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível