Dicas de fontes para logomarcas

Escrito por michelle brunet | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de fontes para logomarcas
Escolha uma fonte que reflita a marca (letterpress type blocks image by pdtnc from Fotolia.com)

Marshall McLuhan disse certa vez: "O meio é a mensagem". No caso das logomarcas, a fonte é a mensagem. Publicitários e empresas devem usar uma fonte que tenha apelo visual e ao mesmo tempo simbolize a filosofia da marca. Algumas fontes tem centenas de anos de existência e deram origem a vários subtipos; outras foram criadas nas últimas décadas e estão apenas começando a deixar suas marcas.

Outras pessoas estão lendo

Helvetica

A Just Creative Design considera a Helvetica a fonte mais popular entre os designers gráficos. De acordo com o Web Designers Depot, a fonte tem mais de 50 anos e não é serifada, o que quer dizer que ela não possui pequenas linhas adicionais conectadas aos traços principais da letra. Essa fonte tem vários subtipos com diferentes compressões, pesos e curvas. Grandes empresas que utilizaram a fonte em suas logomarcas incluem Nestlé, Jeep, Crate & Barrel, Dole, Harley-Davidson and Energizer.

Futura

A Futura é geralmente usada para cabeçalhos de textos, assim como letreiros corporativos, pôsteres de filmes e também como parte de logomarcas. A fonte é sem serifa e suas letras são baseadas em formas geométricas. A HP e a Calvin Klein já utilizaram essa fonte em anúncios de revista. A logomarca da IKEA foi originalmente concebida com a fonte, que depois foi substituída pela Verdana.

Bodoni

A fonte Bodoni tem mais de 200 anos, segundo a revista Quay. Diferente da Futura e da Helvetica, ela possui serifas horizontais; cada letra tem uma combinação de traços finos e espessos. A Bodoni é usada em logomarcas e também em letreiros. Os logotipos das marcas Calvin Klein e Ann Taylor, assim como os pôsteres do musical "Mamma Mia" foram desenhados utilizando a fonte Bodoni.

Gotham

Esta é uma fonte relativamente nova, criada em 2000 para a revista GQ. Suas letras são geométricas e sem serifas. Ela já foi usada em embalagens das marcas Crest e Coca-Cola e é frequentemente incorporada em placas de rua, como as do Terminal rodoviário de Nova York ( New York Port Authority Bus Terminal). Seu estilo claro e atraente foi usado nas peças publicitárias da campanha presidencial de Barack Obama em 2008.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível