Dicas para garçons sobre como servir bem e rapidamente

Escrito por rebecca mayglothling | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para garçons sobre como servir bem e rapidamente
Seja profissional para conseguir uma boa gorjeta (Comstock/Comstock/Getty Images)

Servir mesas é parte encenar, parte carisma e muito profissionalismo. Bons garçons levam a comida à mesa exatamente como foi pedida. Excelentes garçons trazem personalidade junto com a comida. O ritmo dos restaurantes é acelerado, e a maioria das casas acomoda qualquer tamanho de grupo. Os garçons são sábios ao lembrarem-se de algumas dicas rápidas ao se depararem com grandes grupos de pessoas a serem servidas.

Outras pessoas estão lendo

Conheça o menu

Memorize cada petisco, entrada e sobremesa. Isso significa saber quais as opções disponíveis para cada prato. Saiba quais os tipos de pão disponíveis para as torradas, quais os molhos para saladas, e que tipos de sopas acompanham cada prato. Conheça os acompanhamentos e quais pratos eles acompanham.

Conheça a carta de vinhos e pronuncie os nomes corretamente

Pronunciar a carta de vinhos corretamente faz com que você pareça profissional. Para um grupo grande, ofereça uma garrafa de vinho em vez de taças individuais. Taças individuais vão tornar a conta mais alta, no entanto sugerir uma garrafa para toda a mesa agiliza seu serviço e melhora a imagem da casa para o cliente. O cliente sentirá que você está pensando nele ao sugerir uma opção mais barata. Mas faça isso apenas para as bebidas, já que você não quer que a conta fique baixa demais. Sua gorjeta provavelmente será estipulada de acordo com o valor final da conta

Não confie apenas na memória

Escreva tudo para pedidos grandes, mesmo que você seja capaz de lembrar pedidos pequenos facilmente. Isso evita o risco de enganos em grupos grandes e faz com que você pareça profissional como garçom. Os clientes sentirão que seu pedido estará correto ao verem você tomar nota em um pedaço de papel. Criar um senso de confiança com o cliente vai melhorar sua reputação e fazê-lo voltar.

Limpe as mesas rapidamente

Retorne à mesa para retirar os pratos à medida que os clientes terminam de comer os petiscos, pratos principais e sobremesas. Retire também taças e copos que não estejam mais sendo usados. Isso vai dar espaço para os clientes socializarem, e dará uma aparência mais organizada e amigável à mesa, criando também oportunidades dos clientes pedirem sua ajuda, se necessário. Entretanto, não aproxime-se da mesa excessivamente, pois pode ser irritante. O processo de retirar os pratos dá a oportunidade de conferir se há taças e copos vazios, e dá chance para requisitarem sua ajuda se preciso for.

Seja educado e paciente

Seja extremamente educado e simpático. Sorria sempre, mesmo com grupos difíceis. Lembre-se: Você não sabe por que esse grande grupo de pessoas decidiu jantar juntos. Pode haver uma circunstância fúnebre motivando a reunião, o que os colocaria em um estado de espírito ácido. Reúna os pedidos com um sorriso sincero, diga por favor e obrigado, e seja extremamente paciente com os que sejam monossilábicos ou até rudes com você.

Não pareça apressado

Geralmente, enquanto você está servindo um grupo grande, ainda tem mesas menores, então certamente estará com pressa. Não demonstre isso. Um garçom apressado torna os clientes nervosos e os faz sentirem pressionados. O grupo grande precisa estar relaxado, e um garçom que parece estar com pressa ou impaciente vai deixar os clientes desconfortáveis. Permaneça calmo, escute com tranquilidade perguntas sobre a comida e não force ninguém a fazer escolhas rápidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível