Dicas para germinar Cóleus

Escrito por sophie johnson | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para germinar Cóleus
Plantas coleus multicoloridas avivam qualquer jardim (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O cóleus é uma planta tropical perene, popular graças à sua folhagem. Estes organismos vêm em todas as cores, na maioria das vezes com mais de uma cor de folha, formando padrões marcantes. As plantas crescem até cerca de 2 metros de altura, com os híbridos sendo as maiores espécimes, e as variedades anãs atingindo diminutos 12 centímetros de altura. Cóleus são usadas ​​tanto ao ar livre quanto dentro de casa, na sombra ou na luz. A propagação de cóleus pode ser feita por sementes ou assexuadamente através de estacas, e uma vez que um cultivo de plantas coleus germina a partir de sementes, jardineiros têm uma fonte de novas plantas para o futuro através de propagação assexuada.

Outras pessoas estão lendo

Obtendo sementes

Sementes de cóleus estão amplamente disponíveis em qualquer lugar onde sementes são vendidas. Comprar sementes em pacotes a partir de mais de uma origem provavelmente lhe proporcionará híbridos diferentes, bem como uma variedade de cores. Como cóleus podem ser clonadas por enraizamento de folha e caule, o cultivo de uma variedade de plantas fornece a oportunidade de experimentar com as plantas, reproduzindo espécimes selecionados. Um jardineiro pode, por exemplo, concentrar-se nas plantas que resolvem os problemas de uma paisagem, seja iluminando uma área sombreada ou fornecendo um contraponto de cor para plantas existentes.

Solo

As sementes precisam de um solo leve, que possa proporcionar aeração e drenagem. Tal solo garante que as sementes não se "afoguem" e também estimula o desenvolvimento de bons sistemas radiculares. O substrato africano violeta é uma boa escolha. Antes de semear as sementes, o solo deve ser regado para que esteja úmido, mas não encharcado.

Recipientes

Qualquer bandeja ou recipiente plano vai funcionar, mas aqueles com drenagem - mesmo que isso signifique que você tenha que fazer alguns furos no fundo - vão tornar mais fácil o processo de rega. Sendo que as sementes terão de estar num ambiente constantemente úmido inicialmente, os recipientes podem ser cobertos com um saco de plástico para aprisionar a umidade dentro deles. Recipientes maiores podem ser cobertos por vidro ou filme plástico.

Semeadura

Lançar as sementes do pacote em solo umedecido vai funcionar, mas para garantir um espaçamento uniforme, é interessante misturar primeiramente as sementes com areia fina. Sementes de cóleus precisam de luz para germinar, então não cubra-as com o substrato. Ao invés disso, basta pressionar as sementes contra o solo suavemente. Sele a bandeja com plástico ou cubra-a com vidro para concluir o processo.

Cuidados

Selar as sementes com o plástico vai cuidar das necessidades de água até a germinação. Quanto à luz, certifique-se de que o recipiente esteja bastante iluminado, mas não coloque as sementes sob o sol direto. Temperaturas entre 25 e 28 graus promovem a germinação. Dada a luz, umidade e temperatura corretas, a cóleus germina em cerca de duas semanas. Após a germinação, remova o plástico ou vidro e regue os brotos na base do recipiente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível