Dicas gratuitas e atividades para fortalecer os processos cognitivos em crianças pré-escolares

Escrito por jaime golden | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas gratuitas e atividades para fortalecer os processos cognitivos em crianças pré-escolares
Atrasos cognitivos podem fazer da pré-escola um momento difícil para as crianças (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A pré-escola é um momento de encantamento e aprendizagem. As crianças, nessa fase, gostam de aprender novas tarefas, conceitos e atividades. Também nessa idade, muitos pais e educadores podem notar atrasos cognitivos. Você pode ajudar a fortalecer os processos cognitivos de uma criança; existem muitas atividades gratuitas disponíveis com essa finalidade.

Outras pessoas estão lendo

Jogos verbais

Você pode fazer várias atividades simplesmente sentando e conversando com a criança. Um jogo chamado "Adivinhe" é simples para crianças com atrasos cognitivos. Perguntar "Adivinhe o que tem duas pernas e cascas?" ou "Adivinhe o que tem um pescoço longo e bolinhas?" as ajudarão a pensar sobre os animais que elas conhecem e descobrir a resposta.

Projetos de longo prazo

Começar um projeto que pode durar dias pode ajudar a criança a imaginar como as ações se encaixam e planejar com antecedência. Escolher o projeto é o primeiro passo, como, por exemplo, planejar um piquenique. As crianças podem ajudar a fazer a lista de compras, preparar sanduíches, embalar a cesta e escolher um local. Desse modo, a criança praticará habilidades cognitivas e sentirá uma sensação de realização.

Músicas e brincadeiras com os dedos

Cante músicas simples com a criança. Se possível, deixe-a brincar com um teclado ou piano. Um artigo de 2003 da ERIC avaliou estudos sobre os efeitos do conhecimento musical em outras disciplinas, e concluiu que há provas de que o saber musical pode melhorar as habilidades de espaço e tempo.

Leitura em voz alta

As livrarias são um ótimo lugar para levar as crianças. Permitir que escolham seus próprios livros e ler para elas as ajudará a gostar das palavras e desenhos e, a partir daí, começará a fase de compreensão da palavra e identificação das letras. Aprender a reconhecer letras e palavras aumenta a habilidade cognitiva da criança e a encoraja a usar sua mente para explorar novas e emocionantes palavras.

Quebra-cabeças

Os quebra-cabeças podem ser feitos muito mais baratos colando qualquer figura ou retrato em uma cartolina e recortando-a em pedaços. Um pai ou educador poderá fazê-lo tão fácil ou difícil quanto a criança puder manusear. Os quebra-cabeças a ajudarão a desenvolver o raciocínio e as habilidades de solucionar problemas.

Jogar de fingir

Jogar de fingir é uma excelente oportunidade para as crianças expressarem suas ideias sobre como elas vêem o mundo. Independentemente de serem desenvolvidas ou atrasadas, elas gostam de brincar de casinha, se fingir de príncipes ou princesas, agir como animais ou dirigir carros imaginários. São atividades que elas podem ter visto outras crianças fazendo ou em livros e filmes, e devem ser incentivadas para ajudá-las a expandir suas habilidades de comunicação e de resolução de problemas, expressar emoções, explorar seu lado criativo, usar sua imaginação e testar suas memórias.

Atividades sensoriais/motoras

Encha uma caixa com areia, alpiste ou água para criar horas de diversão para as crianças atrasadas. Outras atividades sensoriais/motoras incluem fazer laços em cartões ou sapatos, desenhar, pintar, brincar com zíper ou massa de modelar, escrever e usar chaves e fechaduras.

Tarefas

Fazer tarefas domésticas e ajudar os pais aumentará a auto-estima e ensinará habilidades cognitivas valiosas. Mover pedras de um lugar para outro pode ser uma oportunidade para contagem, enquanto dobrar roupas é uma grande oportunidade para trabalhar as cores e habilidades correspondentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível