Dicas para grelhar contra-filé

Escrito por laura leiva | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para grelhar contra-filé
O filé mignon é um dos cortes de carne mais macios que existem (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

O filé é um dos cortes de carne mais macios que existe, pois vem de um músculo que o animal não usa frenquentemente. Esses cortes de carnes também são muito magros, sendo o filé mignon ou o filé assado suas formas mais populares. Embora comer um filé em um restaurante possa ser caro, grelhar o seu próprio filé em casa lhe dá a chance de escolher a qualidade da carne a um preço mais acessível.

Outras pessoas estão lendo

Preparando um filé

O filé é um dos cortes mais básicos de carne, e é normalmente usado como bife. O filé é encontrado na seção do lombo da vaca, e é muito macio, tornando-o um dos mais caros e desejados cortes de carne.

Você pode comprar filé bovino em qualquer lugar, e os cortes podem vir limpos ou não da gordura. Para os cortes limpos, os supermercados podem cobrar mais caro pela conveniência. Para economizar dinheiro, mas ainda assim comprar um corte de carne caro, tire você mesmo a gordura. Limpar o filé envolve o uso de uma faca afiada e fina para remover toda a gordura da carne.

Grelhar

Filé grelhado pode ser feito de duas maneiras: cortando-o em fatias para formar bifes individuais, ou deixando-o em uma peça só. Cortar em fatias é mais fácil, pois demorará menos tempo para ficar pronto.

Qualquer que seja a forma como for cozinhá-lo, remova a carne da geladeira aproximadamente 20 minutos antes de grelhá-la. Isso deixará a carne em temperatura ambiente e diminuirá o tempo de cozimento para deixar a carne mais macia e suculenta.

Para assar com gás ou carvão, ajuste a temperatura para um calor médio. Dependendo de quão grosso é seu corte de filé, o tempo de cozimento pode variar entre um e cinco minutos de cada lado. Coloque as fatias de filé na churrasqueira e deixe por um minuto em cada lado. Vire o filé com com pinças para evitar cutucar a carne e liberar o caldo, fazendo com que o filé fique seco.

Após virar o filé duas vezes, use um termômetro interno no centro da carne para garantir que a temperatura de cada fatia tenha atingido 50 a 55 ºC.

Para assar o filé inteiro, embrulhe-o e coloque-o em fogo alto. O fogo alto selará a parte exterior da carne, mantendo a umidade e os caldos no centro do filé. Quando a parte exterior ficar dourada, coloque o filé em fogo baixo, cozinhando por aproximadamente 36 minutos por quilo. Cozinhe a carne até que a temperatura atinja a faixa de cozimento desejada, usando um termômetro de carne para verificar.

Um filé inteiro deve ter uma temperatura mínima de 50 ºC. Assim que o filé estiver pronto, remova do calor e deixe-o descansar por 15 minutos. Ao deixá-lo descansar, os caldos ficarão na carne, pois ele ainda continuará cozinhando vagarosamente após retirado da churrasqueira.

Temperaturas de cozimento

Para temperaturas de cozimento para filé, use as seguintes instruções:

Mal passado: 48 a 50ºC, ao ponto: 55 a 58ºC, bem passado: 60 a 62ºC

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível