Dicas de higiene pessoal para adolescentes

Escrito por grace covelli | Traduzido por nathalia antunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de higiene pessoal para adolescentes
Escove os dentes depois de cada refeição (toothbrush and paste 2 image by Pontus Edenberg from Fotolia.com)

Quando um menino ou menina começa a amadurecer, muitas mudanças físicas ocorrem. Algumas das alterações incluem o aparecimento de mais pelos no corpo, aumento do suor (acompanhado de odor corporal), problemas de pele no rosto e oleosidade no couro cabeludo. Uma boa higiene pessoal deve ser praticada para combater os problemas associados às mudanças e para evitar contrair quaisquer doenças relacionadas à falta de higiene. Se você é um adolescente que quer ter bons hábitos de higiene, use algumas das dicas a seguir, elas poderão ajudar.

Outras pessoas estão lendo

Higiene dos cabelos

Manter o cabelo limpo é mais do que uma prioridade durante a adolescência, pois nessa fase o couro cabeludo produz mais oleosidade. Pode ser necessário lavar com mais frequência e usar um xampu para cabelos oleosos. Lave-o todos os dias, se necessário.

Higiene do rosto

Lave o rosto duas vezes por dia, imprescindivelmente. Os adolescentes passam por um fase em que as suas glândulas de óleo produzem mais do que o normal, causando acne no rosto. Use produtos dermatológicos feitos para tratar a acne, e se os sintomas não melhorarem após oito semanas, procure um dermatologista para ver o que pode ser feito para ajudá-lo. Evite usar qualquer produto que contenha óleo, e não esfregue a pele com força. Não fique exposto ao sol durante muito tempo e não fique passando as mão no rosto. Procure um esteticista para remover cravos e espinhas.

Higiene do corpo

Tome banho usando sabonete e água para limpar o suor do corpo. O suor causa mau odor, e os adolescente suam mais porque suas glândulas sudoríparas estão funcionando mais diligentemente neste fase da vida. Dessa forma, o suor no adolescente também é mais forte. Use desodorante ou antitranspirante para manter o suor sob controle e para mascarar o odor axilar, se necessário.

Higiene dos pêlos

Se for menino, use um barbeador elétrico para fazer a barba, se preferir. Você também pode usar uma lâmina de barbear, caso não tenha um aparelho, mas use uma lâmina nova para evitar que se corte facilmente. As meninas devem depilar as pernas e axilas com um barbeador elétrico para evitar que se cortem. Em todo o caso, a depilação é um processo doloroso e que agride a pele, não sendo obrigatória.

Higiene oral

Use uma escova de dentes nova ou semi-nova e creme dental que contenha flúor. Escove os dentes após as refeições e use fio dental à noite. Escovar e usar fio dental ajuda a prevenir o mau hálito e as cáries. Faça disso um motivo para a prática de uma boa higiene oral todos os dias. Vá ao dentista a cada seis meses para examinar e limpar seus dentes. Consulte-o se você tiver mau hálito persistente.

Higiene vaginal

Os médicos recomendam não utilizar ducha para a área vaginal. Essa região produz líquidos que limpam a vagina naturalmente. Lave a área pubiana com um sabão suave e água para mantê-la limpa e sem odor. Consulte um ginecologista se você sentir coceira anormal, dor, sensação de queimação ou perceber um líquido amarelo, verde ou branco saindo da vagina, ou se sentir dor ao urinar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível