Dicas para higiene de um schnauzer miniatura

Escrito por nan east | Traduzido por victor dajas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para higiene de um schnauzer miniatura
Deixe seu schnauzer com uma boa aparência escovando-o e dando banhos regularmente (miniature schnauzer playing image by Alison Bowden from Fotolia.com)

O schnauzer miniatura é um cão cujo tamanho varia de 30 a 35 centímetros, de raça pura e parte do grupo dos terrier. Eles possuem duas camadas de pelo: uma camada exterior mais rígida e uma interior mais densa. De acordo com os padrões da American Kennel Club, existem três cores diferentes: preto; preto e cinza; e cinza e branco. Eles não costumam perder muito pelo e são recomendados para pessoas com problemas alérgicos. Criar o costume de pentear, dar banho e cortar as unhas de seu animal regularmente mantém seu cão limpo e com uma boa aparência.

Outras pessoas estão lendo

Treinando

Começar o treinamento desde cedo quando seu animal ainda é uma pequenina bola de pelos sem bigode valerá a pena mais tarde, não importando se pretenda dar banho ou tosá-lo você mesmo ou se o levará a um tosador profissional quando seu pelo adulto crescer. Acostume seu animal a ser penteado, a tomar banho, ter os dentes escovados e as unhas cortadas regularmente enquanto ele ainda é novo. Mexa com o pé dele antes de tentar cortar as unhas pela primeira vez. Ensine-o a ficar parado durante o penteado e a não brincar com a escova. Torne-o um animal sociável, apresentando-o a várias pessoas, para que ele não tenha problemas quando um estranho for tosá-lo.

Penteando

O American Miniature Schnauzer Club recomenda pentear os pelos do rosto e das pernas semanalmente, principalmente porque é comum a barba acumular comida e criar emaranhados. Sempre que necessário, use um pano úmido para limpar o rosto do animal. O clube ainda recomenda escovar e pentear o animal antes do banho para tentar remover os embaraçados, uma vez que o processo torna-se mais difícil quando o animal está molhado ou úmido.

Dando banho

Se o seu schnauzer cheira mal, ele precisa de um banho; um animal que caminha na lama ou tem costume de rolar em sujeira vai precisar de banhos mais frequentes do que um animal que só caminha em grama limpa. Use um xampu suave especial para cães; jamais use xampu para humanos. Enxágue bem para ter certeza de que não há resquícios de xampu ou sabão no animal e seque-o com uma toalha ou até mesmo um secador de cabelos. É normalmente seguro dar banhos até uma vez por semana, mas consulte seu veterinário se seu animal tiver problemas de pele.

Tosando

Se você quer manter seu schnauzer sempre com a aparência impecável é necessário aparar regularmente o pelo, a fim de dar um visual parecido com uma jaqueta à pelagem e mantê-la na textura ideal para competições de beleza. Todo esse processo exige bastante trabalho, mas se você não pretende inscrevê-lo em competições, o aparo do pelo não precisa ser feito com tanta frequência. Um profissional ou até você mesmo pode aparar o pelo do animal com uma tesoura ou uma máquina para tosa, e não se esqueça de retocar de leve a barba e as sobrancelhas. É recomendado deixar a área do ânus e interior da orelha com um profissional especializado. Por último, planeje um corte completo a cada dois ou três meses.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível