Mais
×

Dicas e ideias para trabalhos em madeira com as ferramentas Dremel

Atualizado em 17 abril, 2017

A empresa Dremel produz ferramentas rotativas de alta velocidade que podem ser equipadas com diversos acessórios. Esses utensílios diferenciados permitem que um marceneiro consiga empregar vários tipos de métodos e técnicas em seus trabalhos em madeira. Mais notavelmente, as ferramentas Dremel são boas para projetos menores que exijam entalhamentos, perfurações e técnicas de modelagem precisas. A empresa Dremel costumar afirmar que, com uma de suas ferramentas rotativas, o único limite para uma marceneiro é sua imaginação.

Faça projetos de entalhe com as ferramentas rotativas Dremel (carved in wood image by easaab from Fotolia.com)

Entalhe

Sem dúvida alguma, a principal utilidade das ferramentas Dremel para marceneiros é a confecção de entalhes. Com as ferramentas de corte Dremel, que estão disponíveis em diversos tamanhos e espessuras, um marceneiro pode empregar técnicas intrincadas de entalhe, como bloqueio e modelagem, entalhe de moldes e perfuração de madeira. Com os acessórios de lixamento e polimento, é possível produzir uma peça entalhada bonita e com um ótimo acabamento.

Miniaturas

Populares entre amadores e pessoas que têm o trabalho em madeira como um hobby, as ferramentas Dremel de corte e gravação podem ajudar um artesão a criar peças em miniatura. Técnicas envolvendo essa prática incluem criação de moldes, perfuração, desenhos em relevo e gravações em vidro. Itens em miniatura são usados muitas vezes por admiradores de trens de brinquedo, criadores de maquetes e fabricantes de aviões de madeira.

Ferramenta rotativa

Em vez de comprar uma tupia, que é uma ferramenta de corte usada para transformar formas personalizadas em molduras e outros projetos de acabamento de carpintaria, um marceneiro pode usar sua ferramenta rotativa Dremel para realizar a mesma tarefa. A empresa oferece uma grande variedade de fresas, o que permite seu uso em praticamente todos os tipos de projetos de carpintaria.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article