Dicas de como inspecionar a parte inferior da carroceria do veículo

Escrito por sameca pandova | Traduzido por eduardo gama
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Dicas de como inspecionar a parte inferior da carroceria do veículo
Inspeções periódicas na parte inferior da carroceria do veículo ajudam a antecipar problemas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Inspecionar a parte inferior da carroceria do seu veículo periodicamente é uma boa forma de identificar pequenos problemas e corrigi-los antes que se tornem grandes. Inspeções periódicas também permitem que você identifique partes gastas que precisam de troca, evitando assim reparos futuros.

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Sistema de exaustão

Inspecione visualmente o sistema de exaustão para ver se não há danos. Já que o sistema de exaustão desenvolve ferrugem com o tempo, você deve olhar mais de perto para ver se o encaixe entre o silencioso e o cano de descarga possui algum vazamento. Uma dica é, com o motor e escapamento frios, borrife água com sabão na área suspeita e depois ligue o carro. Se houver algum vazamento, a água e sabão farão bolhas. Tenha certeza que a fiação do sensor de oxigênio no catalisador não está danificada e que a blindagem térmica não esteja quebrada ou encostando no escapamento (que são fontes comuns de barulho).

Linhas de combustível e freios

Examine as linhas de combustível e freio para garantir que elas estejam intactas e sem danos. Tipicamente a linha de combustível passa junto ao chassis (em uma passagem lateral no veículo) ou são presas ao sub chassis (em um veículo monobloco). Tenha certeza que as linhas não estão penduradas ou frouxas e estão instaladas com as presilhas. Limpe as linhas com um pano com água e sabão e garanta que nenhuma linha está partida ou rachada. Você pode verificar o reservatório do fluido de freio no compartimento do motor para ver se você perdeu fluido com o tempo. Siga as linhas desde o compartimento do motor até as pinças de freio, em cada roda, procurando por vazamentos.

Amortecedores e componentes de suspensão

Amortecedores se desgastam com o tempo, e um indicador de desgaste é se ele está vazando. Verifique as hastes de cada amortecedor procurando danos ou vazamentos. Examine a bandeja de suspensão e buchas (as buchas são anéis de borracha que ficam nas pontas da bandeja e irão se desgastar com o tempo). Se as buchas estão rachadas, rasgadas ou perdidas, você deve substituí-las, pois isso pode gerar vibrações no carro.

Motor e juntas de transmissão

Vazamentos no motor e na transmissão indicam juntas ou vedações gastas. Limpe a parte inferior do veículo com água e sabão para remover a sujeira e dê uma boa olhada. A área mais comum de vazamentos é onde o motor e a transmissão se conectam. A junta da parte traseira do motor fica nessa conexão e de tempos em tempos, em carros com alta quilometragem, começam a vazar. A junta traseira do motor é um reparo caro, logo, você deve simplesmente ficar de olho no vazamento e conferir se ele está aumentando. A bandeja de óleo da transmissão e o cárter também podem vazar caso suas juntas estejam gastas. Limpe a bandeja e o cárter e verifique se as juntas estão intactas.

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